O jornal britânico The Times reuniu 16 escritores e críticos para escolher os 50 melhores romances publicados nos últimos 100 anos. A escolha foi feita com livros escritos em língua inglesa, mas boa parte dessa lista já é reconhecida no mundo inteiro como referência literária. Um 51o foi escolhido pelos leitores do Times: “O Sol é Para Todos” (“To Kill a Mockinbird”, de Harper Lee).
Alguns destaques da lista:
47o – Brideshead Revisited (1945) – Evelyn Waugh
Waugh é um autor conhecido pelo sarcasmo e pela riqueza da prosa. Neste livro ele conta a sutil história de um relacionamento homossexual.
41o – Admirável Mundo Novo (1932) – Aldous Huxley
Baseado numa peça de William Shakespeare, Huxley cria uma distopia descrevendo uma sociedade conformista que vive à base de uma
37o – O Amante de Lady Chatterley (1928) – D H Lawrence
O marido de Lady Chatterley sofre com uma paraplegia e ela começa um caso com um dos empregados. É um marco da futura revolução sexual.
35o – O Apanhador no Campo de Centeio (1951) – J D Salinger
Um romance adolescente que marcou uma geração e chocou – na época – pela sua linguagem crua. Salinger é considerado um dos autores mais reservados de todos os tempos e nunca mais escreveu outro livro.
30o A Fogueira das Vaidades (1987) – Tom Wolfe
Um rico operador de Wall Street erra o caminho e atropela um garoto negro no Bronx. O que era para ser um caso policial vira um festival de demagogia política no estilo George Floyd.
21o O Senhor das Moscas (1954) – William Golding
Um grupo de colegiais ingleses fica isolado numa ilha deserta. E toda a educação se transforma em selvageria e brutalidade.
13o Uma Passagem para a Índia (1924) – E M Foster
A amizade entre uma inglesa e um médico indiano é destruída quando ele é falsamente acusado de abuso sexual.
8o 1984 (1949) – George Orwell
O clássico retrato de um romance que se desenvolve numa sociedade totalitária dominada por uma entidade chamada O Grande Irmão.
6o Lolita (1955) – Vladimir Nabokov
Um professor se apaixona loucamente por uma menina de 12 anos e o resultado não poderia deixar de ser desastroso.
1o O Grande Gatsby (1925) – F Scott Fitzgerald
O campeão da lista mostra um romance ambientado no meio de pessoas muito ricas onde a aparência importa muito.
Mas há umas indicações que são lixo. Então, é necessário alerta, ou seja, não é pq é uma indicação de “renomados” escritores que é boa. Temos que olhar sob a ótica do padrão cristão e do bom conservadorismo.