Muitos podem achar estranho ou mesmo desacreditar, mas a Palestina tem sim atores cômicos. Existe inclusive o Palestine Comedy Club (Clube Palestino de Comédia), um grupo de artistas formado por homens e mulheres que ganha a vida contando piadas e em busca do riso em meio aos conflitos do dia a dia. Depois de mais de três anos de espera, o grupo finalmente verá nas telas dos cinemas o documentário Palestine Comedy Club, que conta justamente como se dá o trabalho dessas pessoas. O grupo, além de fazer rir palestinos, cristãos e judeus, encontrando a graça nos hábitos e costumes das diversas etnias da complicada região em que vivem, também são críticos contrários às atividades terroristas do Hamas.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O filme é dirigido pelo fotógrafo Alaa ‘Regash’ Aliabdallah, que vive em Nablus, importante cidade da Palestina, na Cisjordânia. Aliabdallah acompanha seis comediantes stand-up em uma turnê pela Palestina, usando o humor para explorar temas sobre identidade e resiliência diante da guerra. Passando de uma cidade à outra e até mesmo cruzando a fronteira para Israel, o Palestine Comedy Club tenta somente criar sintonia com o público e se divertir vendo as pessoas rirem de suas piadas. Durante as filmagens, vários comediantes do elenco foram se apresentar em Londres, dada a repercussão do grupo por conta do documentário sobre o stand-up palestino.
7 de outubro de 2023: o Hamas acabou com a graça
As filmagens de Palestine Comedy Club começaram em maio de 2022 de forma modesta e sem pretensão. A história começou a atrair mais e mais atores cômicos, todos interessados em mostrar seu talento e um pouco das complexidades ligadas à comédia num território que não parece disposto a sorrir. Até que em 2023, precisamente em 7 de outubro, o Hamas atacou Israel violentamente. Logo nas primeiras horas daquele dia, os terroristas do Hamas lançaram milhares de foguetes em um ataque sem precedentes, matando mais de 1,2 mil pessoas. Entre as vítimas fatais estavam mulheres, crianças e idosos, e mais de 250 pessoas foram feitas reféns. Muitos deles só estão sendo libertados nesse momento, depois de quase dois anos no cativeiro.
O fato é que aquele ataque de 2023, que rapidamente transformou-se em guerra declarada por Israel, mudou completamente os rumos da produção. Inicialmente, as filmagens foram interrompidas quando três dos comediantes palestinos que se apresentavam em Londres acabaram sendo presos. No entanto, passado algum tempo, a equipe de produção incluiu mais um elemento no roteiro e decidiu filmar os desafios de encontrar os três comediantes presos em Londres, além de propor como reflexão se eles poderiam, ou deveriam, continuar se apresentando e fazendo comédia — atividade que antes era um veículo de sobrevivência e expressão, mas a guerra tornou uma questão de profunda turbulência pessoal e política.
Abaixo, o trailer do documentário Palestine Comedy Club.