“Nove quilômetros a sudoeste do Getty Center está o Getty Villa. Getty recriou em todos os detalhes no bairro de Pacific Palisades uma vila romana. Seu modelo é a Villa di Papyri, no sul da Itália, que foi soterrada na erupção do Vesúvio, no ano 79. A Villa original já servia à cultura, guardando 1800 rolos de papiro – todos carbonizados pela lava.
A reconstrução da Villa na Califórnia hoje reúne 44 mil peças gregas, romanas e etruscas datadas entre 6500 aC e 400 dC. A monumental obra foi inaugurada em 1974. J P Getty nunca chegou a visitar a Villa e morreu dois anos depois, doando 661 milhões de dólares para o campus.
Como no Getty Center, todos os dias crianças e jovens estudantes passeiam pelos 260 mil metros quadrados de obras e objetos históricos. Qualquer cidadão pode desfrutar dos quatro jardins da Villa com sua vegetação mediterrânea. Como um aristocrata do império Romano, qualquer um pode relaxar junto ao grande espelho d’água da entrada, cercado por ervas mediterrâneas e esculturas históricas.
Preço para entrar na Villa: zero dólar”.
Para ler a matéria completa de Dagomir Marquezi clique aqui.