A edição 2025 do festival de música Lollapalooza começa nesta sexta-feira, 28, e vai até domingo, 30. Basta uma rápida olhada no lineup — a lista de músicos que se apresentam — para perceber que o evento está cada vez mais distante das primeiras edições brasileiras. Pouco ou quase nada na programação deste ano lembra o Lollapalooza desde sua estreia no Brasil, em 2012, quando o público teve a chance assistir aos shows de Foo Fighters e Arctic Monkeys. Bandas, aliás, que voltaram a se apresentar no mesmo festival. Mas, além delas, o Lollapalooza Brasil também entrou para a história destacando alguns dos grupos mais importantes do rock, como Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Metallica, The Killers, Florence + The Machine e The Strokes.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O lineup do Lollapalooza 2025 está bem mais leve. Pelo menos do ponto de vista do gênero musical. Encabeçando a lista de artistas internacionais, os destaques são Olivia Rodrigo, Justin Timberlake e Shawn Mendes. São artistas do primeiro escalão do Pop, mas cada um desenvolvendo seu estilo e influências. Olivia Rodrigo é mais jovem, com apenas 22 anos de idade, mas já bem famosa por suas baladas românticas e cadenciadas, ainda que transite aqui e ali no rock alternativo e indie rock (algo na linha de Paramore e Avril Lavigne, por exemplo).
Justin Timberlake está na estrada há bastante tempo e é possível que muita gente nem se lembre mais do garoto que surgiu com o N’Sync, a famosa Boy Band dos anos 1990. Timberlake deixou o grupo e partiu para a carreira solo em 2002, ao lançar seu primeiro álbum, Justified. Não é por acaso que ele vendeu mais de sete milhões de cópias mundialmente.
Timberlake canta, dança e compõe; o rapaz é considerado um “geniozinho” da música, que toca piano, guitarra e bateria. Suas criações combinam elementos eletrônicos, mas sempre com raízes do Hip-hop, Soul, Funk e R&B contemporâneo, resultando em composições sofisticadas. O segundo mais jovem da lista, o canadense Shawn Mendes tem 26 anos e saiu das passarelas da moda para se tornar músico. Mendes segue por outra vertente musical, apoiando-se nos ritmos do Folk e Soft Rock. Um tenor de voz suave, o cantor também toca violão e guitarra, explorando um estilo mais acústico.
Raízes do Lollapalooza, uma experiência musical mais eclética
A linha de frente do Lollapalooza se completa com Tool e Alanis Morissette. O Tool se apresenta no país pela primeira vez, ainda que a banda californiana exista desde 1990. Formada pelo baterista Danny Carey, o guitarrista Adam Jones, o vocalista Maynard James Keenan e o baixista Justin Chancellor, o Tool é para aqueles que apreciam o Rock/Metal progressivo.
A veterana Alanis Morissette fecha a lista das atrações mais importantes. A canadense de 50 anos de idade se consagrou com baladas românticas e algum barulho (no melhor dos sentidos!) sob a influência do Indie Pop/Pop Rock. A cantora e compositora atrai multidões desde 1995, quando estreou com Jagged Little Pill, um álbum de rock alternativo que vendeu mais de 33 milhões de cópias. Ao longo da carreira, com sucessos como You Oughta Know, Hand in My Pocket, Ironic, You Learn e Head over Feet, Alanis Morissette vendeu mais de 75 milhões de cópias no mundo.
Ainda que o Lollapalooza 2025 não conte com as maiores e mais famosas bandas, há uma clara diversidade de estilos. Talvez seja um indicativo de que o festival queira resgatar a proposta original do evento em oferecer uma experiência musical mais eclética. O Lollapalooza surgiu em 1991, nos Estados Unidos, com o objetivo de ser um palco para a música alternativa. A ideia partiu de Perry Farrell, vocalista do Jane’s Addiction, que originalmente faria apenas uma turnê de despedida para sua banda. Mas o público aprovou o Lollapalooza. Em 2005 tornou-se um evento anual fixo e, a partir de 2011, o Lollapalooza iniciou sua expansão internacional.
Mais música: Outros destaques, ingressos e como assistir
Há quem prefira as chamadas bandas mainstream, mas também existem aqueles dispostos às novidades. Nesse sentido, pode valer a pena conhecer algumas:
Parcels – Banda australiana que mistura Funk, Indietrônica e o Nu Disco. Quem curte Jamiroquai e Jungle vai perceber certa influência. A banda também já foi produzida pelo Daft Punk.
Benson Boone – O cantor norte-americano de apenas 22 anos começou divulgando suas músicas no TikTok, sob a influência de clássicos como Alabama Shakes e Mumford & Sons. Logo viralizou com um som o Indie Folk, juntando guitarra às raíses do Country.
The Marías – A banda de Los Angeles tem à frente a cantora Maria Zardoya com sua voz suave e adocicada. Com canções em inglês e espanhol, eles fundem elementos do Jazz, Fusion e Eletronic.
girl in red – Assim mesmo, em letras minúsculas, a banda norueguesa liderada por Marie Ulven Ringheim faz um som Indie Rock com toques melancólicos. Quem conhece Belle & Sebastian vai perceber a influência nos primeiros acordes.
Fontaines D.C. – Mais uma banda Indie Rock, os irlandeses do Fontaines D.C. apostam no chamado Pós-Punk. Está bem na linha do Foster the People, outra banda presente no festival deste ano.
A edição de 2025 do Lollapalooza será mais uma vez no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos estão praticamente esgotados, mas o site oficial de vendas ainda oferece lugares no Lolla Pista para Single Day (1 dia), Double (2 dias) e Pass (3 dias) com ingressos a partir de R$535,50. Já no Lolla CONFORT o ingresso custa a partir de R$938,40, somente para Single Day (1 dia), domingo, dia 30. Sim, os valores são salgados!
Há ainda outras alternativas para poder acompanhar aos shows. Os chamados “ratos” do Lollapalooza têm duas dicas: caçar por ingressos nas redes sociais — há sempre alguém que desistiu e está desesperado para vender por um preço justo — ou então chegar mais cedo nos portões do Autódromo de Interlagos e ficar de olho em quem tem ingressos à venda. Nesse caso é importante tomar cuidado com falsificações. Vá primeiro até a catraca, tenha certeza de que o ingresso é válido e pague somente depois de entrar. A última dica é de graça: todos os shows do Lollapalooza serão transmitidos, ao vivo, pelos canais a cabo Multishow e Bis.
LULAPALOOZA isso sim, lixo………………………