O sonho de milhares de fãs em todo o mundo, que estão na casa dos 50/60 anos de idade, está próximo de se realizar. Akiva Goldsman acaba de firmar acordo com a Legendary Television para desenvolver um novo universo com três das séries de TV de ficção científica mais icônicas criadas pelo visionário Irwin Allen. O escritor, produtor e diretor Akiva Goldsman, ganhador do Oscar pelo roteiro de Uma Mente Brilhante, será o responsável por reimaginar ou revitalizar as clássicas Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes e O Túnel do Tempo.
A principal ideia da Legendary Television é que Goldsman elabore um projeto unificado para essas três histórias, apresentando visões modernas na busca de resgatar e expandir o sucesso que as séries conquistaram nos anos de 1960 — algo como o trabalho realizado para revitalizar o universo Star Trek. O produtor executivo Jon Jashni estará ao lado de Akiva Goldsman na elaboração de uma estratégia para reintroduzir essas franquias populares entre as novas gerações.
No mar, na terra e no espaço: a imaginação de Irwin Allen
As três séries que serão trabalhadas por Goldsman foram lançadas nos anos de 1960, pela rede de televisão ABC. Em 1964, Irwin Allen estreava Viagem ao Fundo do Mar, inspirada no filme homônimo de 1961 e roteirizado por Allen e Charles Bennett. A série de aventura acompanhava as missões do submarino nuclear Seaview, liderado pelo Almirante Harriman Nelson e auxiliado pelo Capitão Lee B. Crane (Hedison). Viagem ao Fundo do Mar teve quatro temporadas, recebeu onze indicações ao Emmy e recebeu quatro prêmios.

O Túnel do Tempo chegou alguns anos depois, em 1966. Irwin agora entregava aos espectadores uma série de aventura sobre dois cientistas, o Dr. Douglas Phillips (Robert Colbert) e o Dr. Anthony Newman (James Darren), que participam da primeira experiência em viagens do tempo promovida pelo governo dos Estados Unidos. Ao entrarem na máquina, em cada um dos 30 episódios lançados, o Dr. Phillips e o Dr. Newman são lançados ao desconhecido e vão parar em algum momento da história: o acidente com o Titanic em 1912, o ataque a Pearl Harbour em 1941 ou até mesmo a guerra entre gregos e troianos em 1220 antes de Cristo.

Já em Terra de Gigantes, que foi ao ar em 1968, Irwin Allen ambientou a série no futuro (1983), quando o veículo espacial Spindrift, após 15 anos em órbita, finalmente consegue voltar à Terra. O problema é que toda a tripulação chega a um planeta muito diferente, no qual eles agora têm o tamanho de uma formiga em comparação aos habitantes. Terra de Gigantes trazia no elenco Gary Conway como Capitão Steve Burton, além de Don Matheson, Stefan Arngrim, Don Marshall e Deanna Lund. A série ganhou somente duas temporadas.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O criador Irwin Allen ainda desenvolveu, na mesma época, a série Perdidos no Espaço, sobre um projeto do governo norte-americano para resolver o problema da superpopulação da Terra. Assim, a família Robinson embarca na espaçonave Júpiter 2 a caminho de colonizar um planeta em Alfa Centauri. Ocorre que a nave enfrenta problemas técnicos no espaço e a família fica à deriva. Como a 20th Century Fox produziu um remake da série de 2018 a 2021, exibido pela Netflix, a Legendary Television acabou excluindo Perdidos no Espaço do novo projeto encabeçado por Akiva Goldsman.
A Legendary Television é um estúdio independente na criação de entretenimento multiplataforma. Sua programação atual inclui as séries Monsterverse live-action Monarch: Legacy of Monsters (Apple TV+), Tomb Raider: The Legend of Lara Croft (um anime da Netflix), Dune: Prophecy (HBO/Max), a vencedora do Emmy Drops of God (Apple TV+), o drama policial Vanda (Hulu) e o suspense You Would Do It Too (Disney+, Apple TV+). Não foi divulgada, por enquanto, uma data para o lançamento do projeto assinado por Akiva Goldsman.