Esta é a definição de “emoji”, segundo a Enciclopédia Britânica:
“Emoji, pictogramas digitais amplamente utilizados em mídias sociais, mensagens de texto, e-mail e outras comunicações mediadas por computador. Emojis são usados para expressar uma variedade de objetos e ideias, incluindo emoções humanas, animais, geografia, alimentos e bandeiras. O termo emoji nasceu de duas palavras japonesas: e, que significa ‘imagem’, e moji, que significa ‘caractere escrito’.”
A Emojipedia é um site que existe há dez anos, e é destinado a preservar a história desses pictogramas, que se tornaram uma forma de linguagem direta e simplificada. Também se dedica a classificar os emojis de acordo com sua utilidade. E serve como guia para os emojis usados em cada sistema operacional de computadores e smartphones.
Há quem critique os emojis como um empobrecimento da linguagem humana. O certo seria comunicar em palavras e não em representações visuais. Talvez seja cedo para julgar esse movimento. Afinal, estamos num momento de mudanças radicais. E nos entendendo em boa parte com essas figurinhas que conseguem resumir nossos pensamentos. 😉