Serviços de streamings musicais “profissionais” são bem conhecidos: Spotify, Amazon, Tidal, Qobuz etc. Nesses sites e aplicativos estão os músicos que lançam discos, estão no circuito de shows etc.
O SoundCloud, com sede em Berlim, é destinado principalmente aos chamados músicos “amadores”. É o artista que grava em casa, o outro que registra seu show em um barzinho, a cantora ou instrumentista que produz uma fita demo. O usuário cria a conta e tem direito a 180 minutos de espaço grátis.
A versão Pro não tem esse limite. Por R$24,92 mensais você pode dar upload de quantas músicas quiser e distribuir seu material (com monetização) para serviços como Spotify, Apple Music e outros. Mesmo na versão gratuita, o usuário pode usar uma ilustração em cada música, escrever notas de produção e reproduzir as letras. Pode ainda montar álbuns virtuais. São aceitos quinze formatos de sons.
A facilidade de uso do SoundCloud pode ser medida em números divulgados pela própria plataforma – 250 milhões de faixas, criadas por 30 milhões de artistas provenientes de 193 países.