O pintor realista americano Edward Hopper (1882-1967) criou “The Nighthawks’ em 1942. Retratou uma cena comum, normal em Nova York – o retrato noturno de uma lanchonete chamada Phillies com três clientes e um funcionário. A obra, segundo o Google Arts & Culture, foi reconhecida meses depois como uma obra prima e comprada (por 3 mil dólares) pelo Chicago Institute of Art, que nunca mais a retirou de sua exposição permanente. Essa quantia equivale a US$ 43.200 hoje.
Dos três homens em cena, dois tiveram como o modelo o próprio pintor. A mulher foi inspirada pela mulher de Hopper, Josephine. Os personagens parecem perdidos em seus próprios pensamentos, o que reforça um clima de melancolia em fim de noite, segundo a descrição do site do Google. O nome do quadro (“falcões da noite”) teria sido inspirado pelo nariz de seu personagem central.
The Nighthawks virou inspiração para muitas outras obras de arte, livros, cenas de filmes e séries de TV. Como o quadro “Boulevard of Broken Dreams” (1984), de Gottfried Helnwein, que substitui os personagens anônimos originais por grandes astros – James Dean, Humphrey Bogart, Marilyn Monroe e Elvis Presley como garçom.