O cinema Espaço, tradicional na Rua Augusta, em São Paulo, passará a se chamar Espaço Petrobras de Cinema. A mudança ocorre depois de um acordo de patrocínio com a estatal brasileira, válido por dois anos e com a cifra de R$ 5 milhões. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo o gestor do local, Adhemar Oliveira, o objetivo é fortalecer o cinema nacional e também a exibição de filmes estrangeiros.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O cinema, que encerrou a parceria com o Itaú há 8 meses, entra em uma nova fase. Salas históricas já foram palco de estreias importantes, como o lançamento de Terra Estrangeira, com Fernanda Torres, Walter Salles e Daniela Thomas. A fachada foi modificada para a nova parceria, mas o nome da Petrobras continua coberto, para manter o suspense.
Investimento da Petrobras e formação de público
A gerente de patrocínios da Petrobras Alessandra Teixeira disse que o investimento faz parte da reformulação do programa Petrobras Cultural e visa a ampliar a formação de público. O projeto Sessão Vitrine Petrobras, que promove a exibição de clássicos e filmes novos, também está na agenda.
“Quem, durante 30 anos, não viu esse filme [Terra Estrangeira] vai ter a oportunidade de vê-lo”, comenta Adhemar Oliveira, sobre a exibição de filmes clássicos no espaço. Ele garante que os preços dos ingressos permanecerão acessíveis, uma característica que diferencia os cinemas de rua dos multiplexes.
Projetos especiais e acessibilidade cultural
O Espaço Petrobras de Cinema também contará com projetos especiais, como o Clube do Professor, Escola no Cinema e Curta às 6, que oferecem experiências a diferentes públicos. O projeto Escola no Cinema permite sessões gratuitas para escolas públicas, financiadas por sessões pagas de escolas particulares.
“Não é dar uma coisa de graça nem cobrar demasiado”, explica Oliveira. ”E, juntando os dois, você vai pagar com o recurso de quem pode pagar.”
Leia também: “O cemitério das estrelas”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 242 da Revista Oeste
Historicamente, a Petrobras já colaborou com outros cinemas relevantes, como o Cine Odeon, no Rio de Janeiro, e o Cinearte, em São Paulo.