Val Edward Kilmer, ou apenas Val Kilmer, morreu nesta terça-feira, 1º de abril. O ator norte-americano tinha 65 anos de idade e sua morte se deu devido a complicações de uma pneumonia.
Desde 2014, Kilmer enfrentava uma batalha contra um câncer de garganta, o que afetou significativamente sua saúde e carreira. O ator precisou se submeter a procedimentos como traqueotomias, o que comprometeu sua capacidade de fala. O artista, ainda assim, manteve-se resiliente e jamais deixou de participar de projetos artísticos.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Val Kilmer nasceu em Los Angeles, Califórnia. Portanto, esteve desde sempre perto das artes. Assim como acontece com muitos atores, o início de sua carreira foi no teatro, ambiente em que ganhou destaque.
Kilmer foi escolhido como o aluno mais jovem a ser aceito no programa de arte dramática da conceituada Juilliard School. Já sua estreia no cinema aconteceu com a comédia Top Secret! (1984), uma produção pequena na qual ele também demonstrou talento cômico e musical e lhe serviu de trampolim para Hollywood.
Val Kilmer, de piloto de caças a roqueiro e super-herói
O ponto de partida para o estrelato foi com o filme Top Gun — Ases Indomáveis (1986), no qual interpretou o piloto Tom “Iceman” Kazanski, contracenando ao lado de Tom Cruise. Outro grande momento de sua carreira foi a atuação como Jim Morrison, o líder da banda de rock que deu título ao filme The Doors (1991). Sob a direção de Oliver Stone, Kilmer foi aclamado pelo público e pela crítica, recebendo elogios sobretudo por sua transformação e impressionante semelhança com o vocalista Jim Morrison.
Kilmer também entrou para a lista de super-heróis do cinema quando teve a oportunidade de interpretar o homem-morcego na superprodução Batman Eternamente (1995), uma versão mais sombria do personagem Cavaleiro das Trevas dos quadrinhos.
O currículo de Val Kilmer também inclui produções marcantes como Willow — Na Terra da Magia (1988), Tombstone — A Justiça Está Chegando (1993), Fogo Contra Fogo (1995) e O Santo (1997). Em 2022, o ator reprisou seu papel como Iceman na sequência Top Gun: Maverick. Foi uma bela homenagem ao ator, então já com a saúde bastante debilitada. Ele participou do filme depois de um pedido de Tom Cruise.
Val Kilmer deixa um legado cinematográfico marcante e uma legião de fãs. O ator foi casado com a atriz Joanne Whalley entre 1988 e 1996. Eles se conheceram durante as filmagens de Willow — Na Terra da Magia. Depois do divórcio, Kilmer não se casou novamente. O ator deixa os filhos Mercedes Kilmer, nascida em 1991, e Jack Kilmer, nascido em 1995.
Triste 😢
Excelente ator, descanse em paz!!!
R.I.P
Doc Holliday, no melhor faroeste que vi. Baita ator.
Pelo carinho que tenho com a Oeste, jornalismo decente numa época em que isso está se tornando exceção, cabe duas correções nesta notícias tão triste: o procedimento a wue ele se submeteu chama-se traqueoStomia. Faltou o S na palavra.
Do mesmo jeito, CONTRACENAR já é junto. Retundante a expressão CONTRACENAR AO LADO DE…
Continuem com esse trabalho maravilhoso.
Abraços
😢🙏
Tão jovem! Descanse em paz