1984 virou mais que um clássico literário. Se tornou um adjetivo. Quando queremos falar em regimes ditatoriais hipócritas, que atacam a democracia garantindo que estão defendendo a própria democracia, logo nos lembramos desse romance.
Ele foi escrito pelo inglês (nascido na India) George Orwell (1903 – 1950). Orwell escreveu duas obras definitivas sobre o modelo de tirania imposto no regime comunista soviético sob o rígido controle do “Big Brother” Josef Stalin: A Revolução dos Bichos (1945) e 1984 (1949).
Esta versão em quadrinhos disponível da editora Nova Fronteira disponível pela Amazon foi adaptada por Sybille Titeux De La Croix. As ilustrações de Amaizing Ameziane destacam a dramaticidade do texto de Orwell, mais do que sua narrativa. A situação criada por uma tirania é sempre chocante para quem é vítima dela. Essa é uma das forças deste livro transformado em HQ: mostrar como ditadores interferem nas vidas das pessoas comuns e as destroem com o objetivo de se perpetuar no poder.
Atual, sempre atual, milênio após milênio, já que faz parte da natureza humana alguns de nós, psicopatas em essência, tentar controlar seu ambiente com a ajuda da força, dos corruptos e oportunistas, e com apoio dos mais ignorantes e idiotas-úteis!