Taxi Driver (1976) é um filme de produção barata que acabou virando um clássico e lançou definitivamente a carreira de Robert De Niro para o estrelato. A história foi inspirada pela vida do próprio roteirista Paul Schrader, que passou por um momento de profunda depressão, se isolou, e ficou obcecado por armas e filmes pornôs.
No filme de Martin Scorcese, o personagem de De Niro é Travis, um motorista de táxi, completamente desajustado, que não consegue ter amigos nem uma vida amorosa. Solitário, vendo a podridão de Nova York (numa fase ruim) ao seu redor, Travis mistura suas fantasias e paranoias, compra um monte de armas e resolve limpar as ruas de malfeitores. Ele passa obsessivamente a se preparar a enfrentar o “esgoto” das ruas imundas da cidade.
A carreira de Robert De Niro ficou marcada para sempre pelo seu monólogo improvisado em frente ao espelho onde Travis responde a uma provocação imaginária. A frase “you talking to me?” (“tá falando comigo?”) é repetida várias vezes em tons diferentes:
O destino de Travis é traçado quando ele decide virar o protetor de uma prostituta de apenas 12 anos de idade vivida por Jodie Foster (com a mesma idade). Taxi Driver é um filme sombrio do começo ao fim. O diretor Martin Scorcese faz uma ponta (no minuto 40) como um dos passageiros de Travis que quer acabar com sua esposa infiel. Disponível pelo Max.