A plataforma FTX anunciou seu pedido de falência e seu executivo-chefe Sam Bankman-Fried renunciou nesta sexta, 11. Este é já considerado o maior fracasso de uma empresa de criptomoedas de todos os tempos.
O anúncio pegou o mercado de surpresa, já que em janeiro a FTX havia feito um levantamento de investidores do Vale do Silício que somava US$ 32 bilhões. Segundo o Wall Street Journal, há apenas algumas semanas Brankman-Fried falava em fazer um levantamento de capital ainda maios.
O pedido de falência deverá acabar com bilhões em valor de mercado levando empresas como a Sequoia Capital e a Thoma Bravo e uma “legião de clientes” a uma situação difícil.
Tudo aconteceu de forma muito rápida. Na quinta de manhã, o executivo-chefe havia declarado que os problemas com a FTX se limitavam a operações fora dos EUA e que todos os clientes poderiam fazer uma retirada total de seus investimentos. No mesmo dia, a operação americana foi interrompida e ontem veio o anúncio do pedido de falência.
A crise na FTX vem na onda de um derretimento no mercado de criptomoedas, e se segue a outros pedidos de falência de empresas como a Celsius Network LLC, Voyager Digital e a Three Arrows Capital.
O investimento em mercados com moedas com lastro já é para espertos, imagine essa arapuca chamada criptomeda, um dos maiores embustes de uma geração que fale que quer preservar o mundo e o suga diariamente.