O Itaú, maior banco privado do Brasil, vai investir R$ 1,06 bilhão para se unir com a Totvs. O foco da inédita junção é criar uma plataforma digital de serviços financeiros para pequenas e médias empresas. No acordo, anunciado na noite desta terça-feira,12, o banco firma com a Totvs um acordo para a constituição de uma joint venture, denominada inicialmente Totvs Techfin.
Com a joint venture, “os clientes da Totvs poderão contratar uma gama completa de produtos financeiros, como crédito, cash management e antecipação”, segundo fato relevante das empresas. O objetivo, segundo o Itaú, são clientes empresariais e toda a sua cadeia de fornecedores, clientes e funcionários, fazendo uso intensivo de dados. Cada uma das partes vai possuir 50% de participação.
Quem melhor definiu a união é a própria Totvs, empresa de software pioneira na B3. A companhia afirma que essa combinação de esforços deverá beneficiar pequenas e médias empresas, ao unir a expertise da Totvs em sistemas de gestão à experiência financeira do Itaú, que conta com capacidade de investimento em larga escala e em condições competitivas.
O Itaú Unibanco, além do investimento bilionário, se comprometerá com o investimento para as operações atuais e futuras, a expertise de crédito e o desenvolvimento de novos produtos na Techfin. Com a confirmação do acordo, a operação será o único veículo de desenvolvimento e distribuição de serviços financeiros da Totvs. O novo negócio depende das aprovações do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.