Banco de investimentos SoftBank é apontado como responsável por bolha que levou à desvalorização
Desde ontem, 3, as grandes empresas de tecnologia americanas têm sofrido perdas relevantes no valor de suas ações, após altas recordes nos últimos dias.
Após quatro dias de altas, o índice tecnológico Nasdaq fechou a quinta-feira em forte baixa de 4,96%, com a Apple despencando 8%, a Microsoft, mais de 6%, a Alphabet (controladora do Google), 5% e a Amazon, 4%. A mais afetada, porém, foi a Tesla, que perdeu, apenas ontem, 9% do valor de suas ações.
Isso fez com que o VIX, conhecido como “índice do medo” das bolsas, disparasse quase 26% em um único dia.
Em sua edição desta sexta-feira, 4, o Financial Times aponta o banco de investimentos SoftBank como o causador do tombo das companhias.
De acordo com o jornal americano, a instituição funcionou como uma “baleia financeira”, isto é, comprou mais de US$ 2 bilhões em opções de ações (quando um investidor garante os papéis a um determinado preço no futuro, mesmo sem comprá-lo no presente), tornando-se o maior investidor das empresas de tecnologia e impulsionando excessivamente o preço das ações para cima.
O mercado se tornou vulnerável e acabou por cair fortemente, tanto no pregão de ontem, quanto no de hoje, quando já despenca novamente, 2,5% enquanto esta nota é editada.