Quem tem dinheiro esquecido em bancos poderá saber a quantia e agendar o saque a partir desta segunda-feira, 7. O calendário será escalonado, conforme a data de nascimento ou abertura da empresa. Hoje, serão beneficiados os nascidos antes de 1968 e empresas que surgiram antes dessa data.
Conforme antecipado pelo Banco Central (BC), a primeira fase para a consulta dos valores vai de 7 a11 de março. Ela contempla a faixa etária de pessoas e empresas com mais de 53 anos. Cada um desses usuários, ao verificar se tinha dinheiro a receber e confirmar seu status, recebeu uma data para retorno.
Depois de retornar ao site do Sistema Valores a Receber no dia informado, será possível saber o montante esquecido e solicitar a transferência para uma conta ativa. A partir da semana seguinte, será a vez daqueles que nasceram entre 1968 e 1983 realizarem a consulta e, uma semana depois, os demais usuários.
Se a consulta não for feita na data e no período informado, será necessário voltar na repescagem, após o período estabelecido.
Como sacar o dinheiro esquecido em bancos
Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. O primeiro acesso ao site do BC permite ver se há dinheiro a receber, mas não mostra o valor a ser devolvido. Ao fazer a consulta, o cliente do banco recebe uma data e um período para consultar o saldo e solicitar o resgate. A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque.
Passo 2
Fazer login com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro) em sistema mantido pelo Ministério da Economia. Se o cidadão ainda não possuir conta nesse nível, deve fazer logo seu cadastro ou aumentar o nível (se sua conta for bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O cidadão não deve deixar esse movimento para o dia do resgate.
Passo 3
Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade.
Passo 4
Consultar:
- o valor a receber;
- a instituição que deve devolver o valor;
- a origem (tipo) do valor a receber; e
- informações adicionais, quando for o caso.
Passo 5
- Clicar na opção que o sistema indicar.
“Solicitar por aqui” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
- selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
- guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
“Solicitar via instituição” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informados para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.
Não consegui informações hoje, seria a data estipulada para retorno. O link está imóvel.