O preço do litro do etanol não foi competitivo em relação à gasolina em nenhum dos 26 Estados ou no Distrito Federal, segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Os dados foram compilados pelo AE-Taxas e são referentes à semana passada, na média dos postos pesquisados no país. A paridade dos combustíveis está, em média, 78,02%, portanto desfavorável na hora em que o consumidor abastece seu veículo.
Produção de etanol
Na última terça-feira, 27, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou estimativa de crescimento na safra atual de cana-de-açúcar em 3% sobre a anterior. A previsão é que a colheita chegue a 600 milhões de toneladas.
O aumento pode impactar diretamente na produção de combustíveis, gerando um aumento de quase 1% sobre o ciclo anterior. A Conab estima em 27 bilhões de litros de etanol produzidos – dos quais cerca de 11 bilhões é do combustível do tipo anidro, feito para ser adicionado à gasolina. Os pouco mais de 15 bilhões restantes são de etanol hidratado.
Concentração da colheita
A maior parte da safra de cana-de-açúcar do Brasil é colhida no Centro-Sul do Brasil. No ciclo atual, estima-se que a região responda por 90% do total.
São Paulo, Estado com a maior produção nacional, aparece com 51% da colheita. Assim, as lavouras paulistas devem gerar quase 310 milhões de toneladas.
Nunca usei etanol e, tenho prova de que o valor em real por km rodado é maior com etanol do que com gasolina,
Bot vieira, tú num entende porra nenhuma de química. Cala a tua boca cheia de dentes.