A Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH) e a gestora de investimentos Mogno Capital lançaram um fundo multimercado cujo objetivo é oferecer às pessoas uma oportunidade de rendimento diretamente ligada a uma causa social.
Não há um aporte mínimo inicial — as pessoas podem contribuir com qualquer valor. A receita líquida obtida com a taxa de administração será revertida para os projetos sociais da ARCAH. Fundada em 2012, trata-se de uma organização da sociedade civil que resgata pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, oferecendo assistência psicológica e formação nas áreas de agroecologia e permacultura.
O fundo de investimento social tem um patrimônio líquido de quase R$ 24 milhões. A expectativa é captar até R$ 100 milhões neste fim de ano.
“Desenvolvemos uma solução totalmente disruptiva para arrecadação de recursos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Filipe Sabará, fundador da ARCAH. “O momento tem enorme apelo emocional, e o investidor pode transformar o Natal das pessoas que mais precisam e ainda ter a sua rentabilidade garantida ao investir no fundo. Todos ganham.”
A distribuição do fundo vem sendo liderada pela Mogno Capital. A empresa foi criada em 2015 e é voltada, exclusivamente, para gestão de investimentos com grande representatividade no segmento family office.