A partir de 2023, a Bolsa de Valores (B3) vai exigir que suas empresas listadas incluam em cargos de liderança mulheres, negros, “pessoas LGBT+”, deficientes e outras minorias. As regras foram apresentadas na quarta-feira, 17.
Conhecida como “pratique ou explique”, a proposta quer “aumentar a diversidade” de gênero no mercado. As companhias que não aderirem terão de “dar satisfações” à iniciativa privada por não terem seguido as normas.
Segundo a B3, espera-se que essas minorias sejam inseridas nos conselhos de administração ou diretorias das empresas listadas na Bolsa. O conjunto de normas será submetido a uma audiência pública. Quem desejar contribuir com novas ideias, terá até 16 de setembro deste ano para fazê-lo.
A partir da aprovação das regras, as companhias de todos os segmentos da B3 deverão seguir a nova proposta. Além disso, as companhias listadas na Bolsa, a partir da data de início da vigência, terão até 2025 para apresentar o primeiro membro ou justificar o descumprimento da nova regra. Já em 2026, devem apresentar o segundo membro. A medida foi criticada nas redes sociais.
As companhias listadas na Bolsa vão precisar ter uma mulher e um integrante de grupo minorizado na liderança.
As regras passam a valer a partir do ano que vem.
E você pode nos dizer o que acha delas! Pra saber como opinar, confira o #MinutoB3 💙 pic.twitter.com/b4Q4qkxgwG
— B3 (@B3_Oficial) August 17, 2022
Relacionadas
Quatro propostas da B3
A B3 apresentou o projeto em quatro etapas:
- Eleição de pelo menos uma mulher e um integrante de minorias no conselho ou diretoria estatutária. O prazo para os players confirmarem a eleição deste primeiro membro é até 2025, ou seja, dois anos após a vigência da nova norma. O segundo membro deve ser eleito até 2026;
- A segunda proposta é incluir indicadores de desempenhos ligados a temas ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas) na remuneração variável da administração da companhia;
- Indicação para conselho administrativo e diretoria, que também deve contemplar critérios de diversidade;
- Divulgar um documento com diretrizes ligadas a práticas ESG, mecanismos de governança e de compliance.
Que tiro no pé! Será que separaram vagas para anãos, cadeirantes e índios?
Me lembro de quando era necessário conhecimento, experiência e competência!
Certamente as grandes empresas já praticam a meritocracia sem olhar a quem.
Não precisam ensinar o padre a rezar a missa.
O capitalismo aderindo a lacração. Meritocracia indo para o brejo.
Isso é Surreal. Primeiro por comparar diretamente a Diversidade e a Inclusão Social, que é apenas parte – importante, de fato – do contexto. Segundo por chamar mulheres de minorias (oi?). E, por fim, por criar uma cultura de valorização da diferença pela diferença, não pela qualificação da mesma. Política burra, destrutiva, separatista e, especialmente, de social washing. Lamentável.
O Brasil tem que negar cumprir agenda 2030 da ONU. Essa Nova Ordem Mundial tem que respeitar a soberania das nações
É interessante ver um órgão normativo, que não tem ações ou participação direta em qualquer empresa, se arvorar no direito de dar pitacos na administração de iniciativa privada. Lamentável.
Realmente, a estupidez e safadeza dessa turma não conhecem limites. Agora as empresas vão ter que lucrar pela lacração, não pela competência???!!! Surreal!
Ou seja, vai virar uma merda total! Espero que as empresas não admitam uma palhaça dessa! Que os anormais fundem um país bem longe dos decentes e normais!
Estas normas já são aplicadas nas ditaduras ?
B3 entrando na lacrolandia, boa sorte!
Por que não adotam isso também para paraquedistas, policiais de operações especiais, pilotos de avião, mineiros e outras atividades que envolvem riscos da própria tatuagem? Só favorece os que arriscam o fiofó dos outros?
Lixooooooo!!!!
Nada contra preto, branco, indígenas,LGBTSKGTDRWEOPHT, ou o que mais existir ou a turma da lacracao criar.
A questão é: Tem currículo e competência para assumir àquilo que se propõe?
Se sim, tudo bem. Se não, lamento. O que não pode é as empresas ficarem refém de lacracao, afinal quem paga as contas dessas empresas?
Vergonhoso!
Onde esta a meritocracia?
Não existe argumento para favorecer 3 % da população em detrimento dos outros 97.
Então uma empresa não vai colocar em cargo de chefia uma pessoa por competência ?
Vai colocar quem a turma de lavradores querem ?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Trabalhar na B3 deve ser difícil nos dias atuais.
Parece que deixaram os esquerdopatas dominar a empresa.
Aviso que horas a valores da bolsa vão ser revisados para baixo, e não haverá retorno.
Não há como agradar o pessoal do mi mi mi….eles tem ódio de tudo e de todos e nada os agrada, por isso detestam a meritocracia.
Exigir ? Onde fica a competência ?
E 20 ou 30% dos rendimentos vai para qual partido?
Exigir ????? E onde fica a competência ?
É mais uma estupidez sendo colocada goela abaixo! Deveriam determinar também que fossem contemplados os gordos, carecas, feios, pau pequeno, caolho, nariz grande etc!
E descendentes de japoneses, pomeranos, italianos, surdo mudos, cleptomaníacos. Enfim, qualquer adjetivação deveria ter sua representatividade. Aí sim, teríamos “igualdade”.
Mais uma imbecilidade no horizonte…
É a falta do que fazer e pensar tomando conta da humanidade.
De que adianta colocar minorias no Conselho de Administração, mas continuar esfolando os empregados e prestando maus serviços aos clientes? Querem palmas? Não aplaudirei…
Baseado em que lei a B3 tomou essa decisão de exigir que empresas tenham cargos (que não existe na iniciativa privada) de confiança preenchidos exclusivamente pelo fenótipo e não pelo mérito ?
É uma proposta simplesmente imbecil.As empresas privadas contratam pela competência, não se importando com cor, genero etc. Querer tornar isso uma obrigatoriedade é uma amostra clara da imcopetência dos gestores da B3. Concorrencia neles.
Tem que ter vaga na diretoria pra carecas, gordos, e 04 olhos também.
Isso é nova ordem?
Nesse grupo da bolsa que decidiu isso tem quantos gueys, negros e outras minorias?????
Ou só tem os “cabeças brancas”da lancha?????