O Banco Central (BC) comunicou, nesta sexta-feira, 22, um vazamento de dados cadastrais ligados a chaves Pix devido a falhas de segurança da instituição Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A.. De 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024, foram afetadas 87.368 chaves Pix sob guarda e responsabilidade da empresa.
Essa foi a segunda notificação do BC sobre vazamento de dados de chaves Pix em uma semana.
Na segunda-feira 18, o BC divulgou o mesmo problema em 46.093 chaves Pix ligadas à Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Mais uma vez, o Banco Central informou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.”
Ações por quem teve dados de chaves Pix violados, segundo o Banco Central
As pessoas que tiveram seus dados expostos serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”
Segundo o regulador do sistema financeiro, foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Leia também: “Recorde de impostos”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 209 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Está mais que explícito, que estes vazamentos estão sendo propositais, de forma a verificar o montante movimentado via PIX, e assim, o desgoverno criar uma narrativa para taxar as movimentações via PIX, pois, o desgoverno está mais do que nunca, desesperado para manter seu único e exclusivo projeto que é gastar.
Quanto vazamento de dados cadastrais das tais chaves pix e curioso é o Bacen informar que dados sigilosos não foram expostos, me engana que eu gosto……acho bom voltarmos ao velho cheque, Doc, papel moeda. A tecnologia é em alguns casos benéfica á sociedade mas por outro lado??? é só ver a tal de IA que os adoradores da tecnologia exaltam, mas é algo para se pensar: você pode ser clonado tecnologicamente, sua imagem, sua voz e pode passar a mensagem que o controlador quiser…altamente perigoso, como também os tais de chips cerebrais que sugerem até a possibilidade de sugar o conteúdo global que a pessoa tem no miolo pensante, drones utilizados na guerra, ogivas nucleares etc……..vamos pensar. Atlântida segundo relatos, desapareceu ou melhor implodiu dado o alto grau tecnológico que chegaram. Será que chegaremos lá??