O Banco Central do Brasil (BC) foi eleito como a melhor autoridade monetária do ano pelo Central Banking Awards 2024, premiação da revista Central Banking. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 12.
A publicação elogiou a independência da autoridade monetária brasileira em relação aos desafios enfrentados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou também sua transparência, comunicação digital e compromisso com o clima.
“O Banco Central do Brasil melhorou a sua transparência e sua comunicação, reformou suas abordagens às intervenções cambiais e apoiou a estabilidade financeira”, disse a revista. “Transformou digitalmente seus próprios processos, poliu suas credenciais de inclusão ambiental e financeira, ao mesmo tempo em que atualizou seu ecossistema de pagamentos instantâneos, incluindo esforços para incorporar um ‘real digital’ em sua estrutura arquitetônica”
Segundo informações publicadas no portal IstoÉ Dinheiro, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou por meio de nota que a premiação é um reconhecimento da excelência do corpo técnico da instituição. Ele também ressaltou que o trabalho tem contribuído para a estabilidade do poder de compra da moeda e para a solidez e a eficiência do sistema financeiro brasileiro.
Leia também: “‘Banco Central está derretendo’, afirma Roberto Campos Neto”
A premiação ocorre em meio ao retorno das críticas de Lula ao trabalho de Campos Neto no BC. Em 2023, ele fez ataques frequentes ao presidente da instituição e à proposta de autonomia do Banco Central. Em entrevista ao canal SBT, que foi ao ar na segunda-feira 11, o petista criticou o ritmo de cortes da taxa de juros. Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano.
Leia também: “Banco Central reduz Selic para 11,25% ao ano”
Na ocasião, Lula disse que não há nada além da “teimosia” de Campos Neto para manter os juros nesse patamar. O presidente voltou a chamar o chefe da autoridade monetária de “esse cidadão” e disse que ele está contribuindo para o atraso do crescimento econômico do país.
Campos Neto permanece defendendo autonomia do Banco Central
Mesmo com críticas e ataques do governo Lula, Campos Neto continua defendendo a autonomia do BC. Na segunda-feira 4, o economista se posicionou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a autonomia da instituição, enquanto palestrava no Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
De acordo com informações publicadas no portal Poder360, pelo texto da PEC, o banco se tornaria uma empresa pública com total autonomia financeira e orçamentária, sob supervisão do Congresso Nacional e com poder de polícia. O presidente do BC acredita que a instituição precisa ter orçamento próprio, para fazer melhorias em seu quadro de funcionários e nos processos administrativos.
Leia também: “Campos Neto quer ampliar autonomia do Banco Central”
Campos Neto afirmou que o Banco Central fez, em 2021 e 2022, o maior ciclo de aperto monetário em período eleitoral entre todos os países emergentes, o que também classificou como uma tarefa que não é fácil de executar, visto que houve aumento de juros no período do pleito. Para o economista, o tempo da política monetária é diferente da política brasileira e que, por isso, a autonomia funciona.
“A gente vê o BC cada vez mais inserido no mundo de tecnologia e digitalização”, disse Campos Neto. “É preciso ter um quadro com capacidade administrativa mais comparável ao setor privado.”
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O talento e a devoção de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central contrasta com a irresponsabilidade de um Presidente menor culturalmente e muito menor ainda no zelo com os dinheiros públicos.
Nine e seu desgoverno implacável…Parabens ao Campos Neto, cidadão brasileiro com todas as honras.
Bravo Sr. Campos Neto.
Engulam essa Narizinho, Lindinho e Molusco.
Se o BC é o melhor do mundo, sem a implantação do real digital, então pode continuar assim mesmo!
O real digital entrega muito poder sobre o cidadão ao estado.
Em uma ditadura, isso signfica DOMINAÇÃO TOTAL !
É a casuística.
Toda hora tem um leão vermelho na linha de tiro.
A pontaria vai ficando cada vez melhor.
Tem país que tem um por ano ou não tem.
Aí a garrucha enferruja.
Campos é treinadinho.
Tem também genética.
E o bostão continua criticando Campos Neto.
Bom é que o BC está acima das imbecilidades do 9, entendido em tudo, e que nem pra limpar merda de hiena tem capacidade.
Lula semianalfabeto , kncompetente , Roberto Campos Neto e sua equipe foram premiados pelo excelente serviço q prestalm ao país, bem diferente do seu desgoverno com um rombo de bilhões seu ladrão.
OK O Roberto Campos tem seu mérito nos embates com o governo, mas a revista afirmar ser o melhor Banco Central do mundo????? essa Central Banking deve ser outra Forbes da vida.
Toma, Lula! Aceita que dói menos. Kkkk
Com certeza esta notícia não aparecerá na tal grande mídia.
Não gosto muito do cara, mas salvo engano, devemos esta independência do Banco Central , ao senhor Temer……
O lula é a banana que quer comer o macaco!
É a pura incompetência cheia de soberba.
Só a esquerda critica Campos Neto. Ela odeia competência e independência.
E agora Lulla, Gleisi e demais imbecis do PT, PSOL, PSB e outros. Vão continuar a dizer asneiras contra o presidente do BC ? Vão estudar um pouco seus ignorantes !!!
Pois é, num país onde a mediocridade da esquerda e extrema esquerda prevalece, esse tipo de notícia não chega ao mainstrain e ao povo brasileiro!
A esquerda narra e o banco Central passa.