O Banco Central revisou a prévia para a inflação no Brasil. De acordo com a instituição, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai fechar em 5,8% em 2022. Anteriormente, a previsão mostrava o indicador em 8,8% para este ano. Ou seja: a queda chega a 3 pontos porcentuais.
A nova previsão do Banco Central foi publicada nesta quinta-feira, 29, no Relatório Trimestral de Inflação, elaborado pela autoridade monetária do Brasil. “As projeções de inflação do Comitê de Política Montearia, situam-se em 5,8% para 2022, 4,6% para 2023 e 2,8% para 2024”, informa.
As novas projeções estão próximas das estimativas apresentadas do Relatório Focus da segunda-feira 26. Elaborado pelo mesmo banco a partir de expectativas coletadas no mercado, o documento projeta o IPCA de 2022 em 5,88%.
De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Publicado toda segunda-feira, o documento traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, e não do banco.
Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 116 da Revista Oeste
A inflacao está caindo? Tarde demais. Tchau ministro P. Guedes.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.