O Banrisul acaba de criar duas linhas de crédito para financiar startups. A instituição deve conceder empréstimos, em média, de R$ 300 mil para ao menos 200 empresas. Nesta sexta-feira, 28, a agrotech (startup agrícola) Insumo Fácil fez a primeira transação financeira com o banco, usando uma das novas modalidades de crédito.
“Esse é mais um exemplo da presença do Banrisul no dia a dia das empresas, desde o processo de aceleração até o financiamento”, disse o diretor de crédito da instituição, Osvaldo Lobo Pires, em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico. “A Insumo Fácil é uma startup acelerada pelo programa BanriTech, iniciativa do banco que impulsiona o ecossistema de inovação”, explicou Pires.
Linhas de crédito para startups
A primeira linha de crédito do Banrisul, a Inovacred Expresso, é voltada para empresas do segmento de inovação, com receita operacional bruta de até R$ 16 milhões. Nesse tipo de empréstimo, o banco oferece taxas compostas pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), com acréscimo de 5% ao ano e prazo de pagamento de 48 meses (quatro anos).
A Finep Conecta Automático, segunda linha de financiamento, é voltada para projetos realizados em parceria com universidades e instituições de pesquisa, com taxas compostas pela TJLP, que também recebem um acréscimo de 5% ao ano. Nessa opção, o prazo de pagamento aumenta um pouco: 60 meses (cinco anos).