Demora na reabertura após confinamento social da pandemia do coronavírus deixou setor sem ter como pagar os custos de manutenção
![bares, restaurantes, fechamento, abrasel, anr, coronavírus, crise do coronavírus](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/06/4911627403_fc69366b80_c-1.jpg)
Pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) em coordenação com a consultoria Galunion aponta que 35% dos bares e restaurantes brasileiros fecharam definitivamente durante a pandemia.
Realizado entre os dias 5 e 17 de junho, o levantamento também mostrou que outros 15% dos empresários do setor acreditam que não conseguirão manter os negócios após a reabertura.
Apesar dos dados alarmantes, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, optou por não permitir a retomada até o dia 6 de julho, mesmo depois da cidade entrar na fase amarela de flexibilização, que possibilita, no âmbito estadual, que bares, restaurantes e salões de beleza voltem a operar.
“Cada semana que passa o número de restaurantes que não conseguirão reabrir aumenta e, se considerarmos o alarme falso de sexta-feira, esse contingente ainda pode subir”, lamenta o presidente da ANR, Cristiano Melles.
De acordo com o executivo, muitos proprietários acreditaram que voltariam a abrir neste fim de semana e investiram o pouco recurso que ainda tinham em estoques, que terão de ser jogados fora com a inabilidade do gestor paulistano.
Outro dado que mostra o drama pelo qual passa o setor é o de crédito: 76% das empresas que tentaram obtê-lo, não conseguiram. A maioria teve de se valer da MP 936 para suspender contratos de trabalho.
Nem mesmo o recém-aprovado Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) deve ajudar, segundo Percival Maricato, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“Ainda há restrição de faturamento, e a maioria não receberá a ajuda”, explica. ” É preciso financiamento para reposição de estoque, recontratação de funcionário e para que o empresário consiga colocar toda essa engrenagem para funcionar”.
Melles chama a atenção para outro problema: o período reduzido em que os estabelecimentos poderão permanecer abertos.
“Pedimos para que ao menos possamos separar, manter o restaurante aberto por três horas durante o almoço e três horas durante o jantar. Seria ao menos uma saída, mas nossos pedidos não têm eco”, lamenta Melles. “Fazemos reunião, e eles falam que entendem o setor, mas as medidas vêm muito diferentes do que foi conversado”.
Leia também: Prefeitos do ABC decidem só reabrir restaurantes e bares em 6 de julho
[…] da categoria, o The World’s 50 Best Restaurants, anunciou na terça-feira 5 que ao menos quatro restaurantes brasileiros estão entre dos 100 melhores do mundo em […]
[…] da categoria, o The World’s 50 Best Restaurants, anunciou na terça-feira 5 que ao menos quatro restaurantes brasileiros estão entre dos 100 melhores do mundo em […]
[…] categoria, o The World’s 50 Best Restaurants, anunciou na terça-feira 5 que ao menos quatro restaurantes brasileiros estão entre dos 100 melhores do mundo em […]
Essa situação deve ir até setembro, então: fim.
a #ImprensaTerrorista composta por jornalistas analfabetos, despreparados e esquerdistas são corresponsáveis por ENGANAR e MENTIR para a população como o tal #FiqueEmCasa. Em São Paulo, a situação é tão dramática que os dois irresponsáveis do PSDB, conseguiram a proeza de espalhar a Peste Chinesa para o Brasil, ser campeão dos óbitos e da destruição da economia do Estado e do Brasil. Tudo pela ganância e do esquema com a CHINA do LOBISTA João Escória. Prisão imediata por crime de responsabilidade e improbidade de Pé na Cova e João Dólar $$. #NãoVoteNoPSDB
Esses bastardos que defenderam o confinamento horizontal…. políticos e “vagabundos” de alto coturno, juntamente com a legião de brasileiros idiotas que engoliu sem questionar as globelezas apregoando o “fique em casa” sem o menor pudor…..
Quanta hipocrisia…! Vão arder todos no inferno pois terão matado muito, mas muito mais gente com essa estratégia tola, medrosa e totalmente descabida de comprovação técnica!
Tudo para reconquistar o poder!
Mas, pelo que se observa, através do voto a esquerda não o retomará tão cedo. Daí o desespero!
Delenda est Bolsonaro, gritam eles em coro com o STF.
Bolsonaro até 2026!
Está cavando a própria COVAS incoerência fecha hospital de campanha Pacaembú por zerar internações e prorroga abertura de bares e restaurantes por capricho e quebra de braço com o Governador
Vejam como o.presidente estava certo. Milhares de pequenos empresários falidos . Desemprego. Vidas atordoada. Isto também e cuidar de vidas. Isto também provoca mortes.