Divulgado nesta segunda-feira, 22, o Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios traz duas cidades do Estado de São Paulo nas primeiras colocações: Barueri e São Caetano do Sul. Florianópolis, em Santa Catarina, aparece em terceiro lugar.
A capital paulista, que no ano passado aparecia na terceira posição, agora está na quarta. A lista é elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e avalia os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes — onde vive mais da metade da população do país.
O levantamento avalia a competitividade das cidades brasileiras com base em 65 indicadores, entre os quais:
- Funcionamento da máquina pública
- Responsabilidade fiscal
- Saúde
- Educação
- Segurança pública
- Saneamento básico
- Respeito ao meio ambiente
- Inserção econômica
- Telecomunicações
Responsabilidade fiscal
A lista de 2021 não traz muitas alterações em relação ao ano passado, mas chamam atenção os dados sobre responsabilidade fiscal. De acordo com o diretor de operações do CLP, Tadeu Barros, cerca de 80% das cidades avaliadas cumprem o limite de uso de 60% da receita corrente líquida para pagamento de pessoal. Em 2020, eram 77%.
“Isso mostra maior responsabilidade do gestor, algo em que historicamente há grande irresponsabilidade”, aponta Barros.
Por outro lado, o diretor do CLP lamenta a burocracia ainda grande para a abertura de novas empresas, por exemplo. Entre os municípios avaliados, 85% registram demora superior a 48 horas. “É uma demonstração da grande dificuldade de empreender no país”, afirmou.
Das 100 cidades mais competitivas do Brasil, praticamente a metade é de São Paulo (49). A grande maioria está localizada nas regiões Sudeste e Sul do país. “O ranking deixa clara a disparidade que há entre as regiões brasileiras”, aponta.
O primeiro município fora do eixo Sul-Sudeste que aparece na lista é Recife, em 55º lugar. Entre os dez mais bem colocados na lista, cinco são de São Paulo, dois de Santa Catarina, um do Rio Grande do Sul, um do Espírito Santo e um do Paraná.
Veja a lista das dez cidades mais bem colocadas no ranking
- Barueri (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- Florianópolis (SC)
- São Paulo (SP)
- Vitória (ES)
- Curitiba (PR)
- Santana de Parnaíba (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Campinas (SP)
- Jaraguá do Sul (SC)
A burocracia existente no Brasil atrapalha qualquer desenvolvimento. Por que não eliminaram ainda ? Se na década de 70, 50 anos criaram o ministério da desburocratização ?