Novo método permitirá transações bancárias 24 horas por dia
O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira, dia 1º, a abertura de consulta pública para implementar o Pagamento Instantâneo Brasileiro (PIX).
A consulta tem como objetivo colher sugestões, até 18 de maio, para o regulamento proposto pelo BC para o funcionamento do PIX. Pretende-se que o sistema seja lançado em novembro deste ano.
O PIX permitirá que se efetuem transações financeiras 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o ano todo.
Por meio dele, será possível fazer transações bancárias em tempo real, por exemplo. Hoje, uma transferência por TED está disponível apenas em dias úteis, em horários limitados, de acordo com informações do Estadão Conteúdo.
“Além de aprimorar a experiência de pagadores e de recebedores, o PIX tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, baixar o custo, promover a inclusão financeira e contribuir para a maior eletronização dos pagamentos”, informa o BC.
Pelas regras propostas pelo Banco Central, poderão participar do PIX as instituições financeiras e as instituições de pagamento, inclusive as não autorizadas, buscando atender ao objetivo de construção de um ambiente aberto e livre de barreiras à competição.
“A Secretaria do Tesouro Nacional também será participante do PIX, tendo como objetivo trazer mais eficiência aos pagamentos e recolhimentos do governo”, acrescentou a autarquia.
O BC afirmou ainda que será obrigatória a participação das instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo BC que detenham mais de 500 mil contas de clientes ativas, considerando contas de depósito à vista, as de poupança e as de pagamento pré-pagas.