O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira, 10, o sexto vazamento de dados no sistema Pix deste ano. Desta vez, quase 40 mil chaves Pix, sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A., tiveram seus dados expostos. A informação foi divulgada pelo BC em comunicado oficial.
Os dados vazados são cadastrais, como CPF e número de conta, e não incluem informações sensíveis, como senhas ou saldos. Esses dados não permitem a movimentação de recursos ou acesso às contas, afetando um total de 39.088 chaves.
Os vazamentos ocorreram entre 26 de junho e 2 de julho. As pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou pelo internet banking da instituição onde a chave foi cadastrada.
As providências do Banco Central contra vazamentos de chave Pix
O BC informou que já está tomando as providências necessárias para investigar o vazamento. Em nota, a autoridade financeira afirmou que serão adotadas “medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Ainda de acordo com o Banco Central, apesar de não ser obrigatório por lei devido ao baixo impacto potencial para os usuários, a instituição optou por informar o incidente à sociedade.
Este é o sexto incidente do tipo registrado em 2024. Em abril, o BC comunicou três vazamentos separados, que juntos afetaram mais de 130 mil chaves de pagamento.
O caso mais recente até agora foi em junho, envolvendo a Instituição de Pagamento S.A. (Iugu) e a Pagcerto Instituição de Pagamento, com a exposição de dados de quase 20 mil chaves Pix.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste