Também está vetado o aumento de remuneração aos controladores de instituições bancárias; medida possui o objetivo de garantir a estabilidade do setor
Em reunião nesta sexta-feira, 29, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu prorrogar a resolução que proibe o pagamento de dividendos acima do mínimo e o aumento da remuneração de controladores de instituições bancárias.
No dia 6 de abril, o CMN, que é ligado ao Banco Central, havia vetado esses pagamentos até o dia 30 de setembro. Com a nova decisão, a medida vale até o dia 31 de dezembro deste ano.
De acordo com a CMN, a decisão visa garantir a segurança e estabilidade do setor em meio à pandemia do coronavírus. “O objetivo é a manutenção do crédito na economia e assegurar a eventual absorção de perdas futuras”, informou o órgão em nota.
A Resolução 4.820 também veta aos bancos “a recompra de ações e a redução do capital social”.
Na nota divulgado ao público, o CMN afirmou que as instituições financeiras precisam manter o conservadorismo e que “pagamentos dentro dos limites estabelecidos devem ser feitos com prudência, dadas as incertezas do cenário em curso”.