Em 10 de março, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou de uma videoconferência com a secretária de Energia do governo Biden, Jennifer Granholm. A reunião começou às 14h30 (no horário de Brasília), segundo registro da agenda de Albuquerque. Como principal tema da conversa, a necessidade de aumentar a produção de petróleo no mundo “o mais rápido possível”.
“Os países que têm estoque, como EUA, Japão, Índia e outros, estão liberando”, disse Albuquerque, em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada na segunda-feira 14. “Mas também tem de ter o esforço de aumento da produção. Jennifer Granholm me perguntou se o Brasil poderia fazer parte desse esforço, e eu falei ‘claro que pode’. Já estamos aumentando a produção. Enquanto a maioria dos países da OCDE reduziu, nós aumentamos”, ressaltou o ministro.
O The Wall Street Journal também noticiou a decisão do Brasil de produzir mais petróleo. “Disse a Jennifer Granholm que o Brasil já aumentou a produção nos últimos anos, mesmo durante a pandemia”, afirmou o ministro. “Os investimentos estão acontecendo e continuarão acontecendo, mas eu disse que vou conversar com essas empresas”, observou o ministro de Minas e Energia.
Em entrevista ao site Poder360, publicada na quinta-feira 17, Albuquerque reafirmou que conversara com Jennifer Granholm sobre o aumento da produção de petróleo. Além disso, acrescentou que empresas que exploram petróleo no Brasil pretendem antecipar projetos de produção nos próximos meses, em resposta ao aumento de preços com a invasão da Ucrânia pela Rússia.
No mesmo dia em que Albuquerque falou com o Poder360, o presidente Jair Bolsonaro contestou em sua live semanal uma reportagem de Oeste. O texto tratava do aumento da produção de petróleo com base na entrevista do ministro ao Valor, depois do apelo feito pela secretária de Energia dos EUA. Segundo o presidente, a notícia da Oeste estava “meio equivocada”. Bolsonaro não explicou por quê.
Procurado, o Ministério de Minas e Energia informou que não vai se posicionar.
O Bidê só fez M, parou com o petróleo do Alaska e está transformando as refinarias para produzir biodíesel, haja soja. Ainda foi e embargou o petróleo da Rússia.
O negócio é incentivar guerras para vender armas para os idiotas tipo o presidente da Ucrânia.
A europa vai se ferrar, serão mais de 40 milhões de refugiados ucranianos,
Por cima esse débil mental ainda embarga os fertilizantes da Rússia e Belorrus, primeiro e terceiro maiores exportadores. Até quando bidê e os amiguinhos europeus irão fazer M? Até parece com o $tf e $tj
BRASIL!!!
Vai aplicar dinheiro na PRODUÇÃO INTERNA de potássio…
Vá aplicar dinheiro na construção de pequenas Usinas Nucleares para termos segurança energética…afinal NÃO PODEMOS GERAR ENERGIA elétrica com o NOSSO petróleo né não…
seriamos acusados de poluir o mundo. Só China Europa EUA podem produzir energia usando combustiveis fósseis….. senão o custo do barril para esse países explode se o Brasil parar de exporta e começar a gerar energia para nossas industrias e cidades.
COMO SOMOS BURROS MEUS DEUS!
Hoje o Brasileiro tem ar condicionado mas não pode usar pelo preço abusivo da energia eletrica…
A conta economia É SIMPLES GENTE!!
Nos países ricos…
que subsidiam sua energia através de guerras, boicotes, golpe de estado nos países produtores e dentre outras SACANAGENS que Europeus e Norte americanos fazem…
O povo desse países USAM MESMO suas comodidades do LAR…usam muito carros, pickUp sem medo , usam geladeiras enormes sem medo, usam ar condicionado sem medo…etc..etc.. do custo da energia.
DESSE MODO GASTA SEUS APARELHOS EM 3-4 ANOS… já nós…pelo uso parcimonioso…nossos equipamentos duram 10-15 anos…kkkkk
ENTENDERAM?!
SEM ESCALA INTERNA DE CONSUMO….
SEM INDUSTRIA FORTE E COMPETITIVA…
ENTENDERAM OU NÃO?!?!
Pelo amor de DEUS.
DEIXA EU ver se entendi?!!?
Então o BRASIL tem a obrigação de deslocar um monte de dinheiro para atender a DEMANDA DA EUROPA E DOS EUA?!?!
Ao invés de construirmos estradas, pontes , saneamento, viaduto, automatizar semáforos burros, modernizar portos e aeroportos…etc etc..
temos que ter a responsabilidade de aumentar a produção de petroleo para Europa e EUA aplicarem em sua EXCELENTE INFRAESTRUTURA e venderem produTos de alto valor agregado pra nós…os macaquinhos..burros…porque se fossemos AMESTRADOS…já NÃO CAIRIAMOS MAIS NESSA SACANAGEM
AMANHA!! FICAM TODOS amiguinhos de novo…o preço do petroleo despenca….BINGO!! Retiram a escada e Ficamos com a BROXA NA MÃO…né não?!
EUA fazem a festa!
Energia barata para nosso povo consumir MUIiiiTooo..gerando escala produtiva, produtividade e geração de valor agregado enorme na nossa base industria hibrida…de uso civil e militar.
Os EUA fazem isso…desde o final de segunda guerra mundial…quando ficaRAM 10 anos produzindo bens de consumo para SEU POVO e gerando capacidade criativa de produção industrial.