A Embraer anunciou que obteve um financiamento de US$ 500 milhões (o equivalente a RF$ 2,6 bilhões) para a exportação de 24 jatos comerciais à empresa norte-americana SkyWest Airlines, maior companhia aérea de aviação regional do mundo.
O negócio será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da linha Exim Pós-embarque, com desembolsos em reais no Brasil em favor da Embraer.
Nesse tipo de operação, a importadora assume o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES e há na transação um seguro de crédito com cobertura para riscos comerciais, políticos e extraordinários.
“A operação fortalece a produção industrial nacional em um momento em que ela ainda sente os efeitos da pandemia de covid-19 e ajuda a viabilizar a presença de produtos brasileiros de alta tecnologia no maior e mais competitivo mercado de aviação do mundo”, informou a companhia em comunicado.
A entrega dos jatos começou em agosto e deve ser finalizada até abril do próximo ano. As aeronaves são configuradas com 76 assentos e irão operar na rede da Delta Air Lines.
Leia também: “Brasil bate recorde de exportação na indústria de defesa”
Acho que o rompimento do acordo com a Boeing foi uma boa para a Embraer.
A companhia sempre soube andar com suas próprias pernas e é uma líder no setor.
E o BNDS foi criado para isso mesmo, e não para o uso que o governo PT fazia financiando países comunistas.
Finalmente o nosso dinheiro sendo usado para a economia do Brasil e não para financiamento de ditaduras comunistas