Divulgado toda semana pelo BC, o Boletim Focus demonstra a expectativa do mercado para a economia brasileira
O Banco Central do Brasil divulgou mais um Boletim Focus nesta manhã. O levantamento, divulgado toda semana, mostra as expectativas do mercado para a economia brasileira.
Após 17 semanas de queda da expectativa para o PIB, o mercado ajustou ligeiramente a sua previsão de forma positiva. A queda passou de 6,51% para 6,50%, segundo 77 especialistas do mercado ouvidos no levantamento.
Embora seja uma melhora, isso demonstra que a economia do Brasil está sendo muito afetada pelos efeitos da pandemia do coronavírus. O PIB brasileiro, assim como de uma boa parte dos países do mundo, deve ter uma queda recorde neste ano.
IPCA
A expectativa do mercado para o IPCA, o índice oficial de inflação do país, cresceu pela segunda semana seguida, apesar de ainda estar baixo. O número ainda está abaixo da meta do Banco Central.
O número passou de 1,60% para 1,61% para o ano de 2020. 115 pessoas do mercado responderam a essa pergunta no levantamento do Banco Central.
Taxa Selic
Já a expectativa da taxa Selic, a taxa de juros oficial do Brasil, que é decidida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), manteve a estabilidade, aponta o Banco Central.
Pela 5° semana seguida, conforme apontado, o mercado aposta em uma taxa de 2,25% para o final do ano. 106 membros do mercado responderam esse levantamento.
Na última semana, 17, o CMN decidiu cortar a taxa Selic em 0,75 ponto percentual para 2,25% ao ano. Esse é a menor taxa de juros da história do Brasil. A XP investimentos aposta para mais uma queda de pelo menos 0,25 ponto percentual até o final do ano.
Câmbio
A cotação do dólar para o final de 2020 manteve-se estável em relação ao último Boletim Focus, que foi divulgado na segunda-feira passada pelo BC.
Segundo o levantamento, a cotação da moeda norte-americana deve fechar 2020 valendo R$ 5,20. Duas semanas atrás, a expectativa era que fechasse o ano valendo R$ 5,40.
Por fim, 103 especialistas do mercado responderam a este tópico no Boletim Focus.