Expectativa é que o PIB tenha queda de 6,48% em 2020; mercado também aponta para juros e inflação baixos
Na última edição do Boletim Focus, divulgada nesta manhã pelo Banco Central, a expectativa do mercado é de um quadro ainda deteriorado da economia brasileira em 2020, em razão dos efeitos da pandemia do coronavírus.
Para o PIB do Brasil neste ano, o mercado está esperando uma queda de 6,48%. Essa é a 17ª semana seguida em que esse número é alterado para baixo. Na semana passada, a expectativa era de um PIB de – 6,25%.
A previsão para o IPCA, o índice oficial de inflação medido pelo IBGE, caiu por mais uma semana, pela 13ª vez consecutiva, passando de 1,55% para 1,53%.
Leia também: “Guedes quer tirar a economia da ‘letargia’ em dois estágios”
Já para a cotação do dólar, o mercado manteve a estabilidade e espera para o final de 2020 que a moeda norte-americana esteja valendo R$ 5,40. Esta é a segunda semana em que o mercado aponta para esse valor.
A Selic, a taxa oficial de juros do país, de acordo com o mercado, deve fechar o ano em 2,25%. Esta é a terceira semana que os analistas estimam esse número. Caso se concretize, será a menor taxa de juros de nossa história.
Mercado pessimista e Ibovespa a 96.062 e subindo 1,45% às 11:21 ?! Tem alguma coisa errada que não está certa no título da matéria.