O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores no Brasil, fechou com queda de 2,59% nesta quarta-feira, 16. Já o dólar comercial encerrou o dia com alta de 1,58%. A cotação da moeda norte-americana terminou o pregão em R$ 5,38. Ao mesmo tempo, o índice caiu para cerca de 110 mil pontos. Os resultados ocorrem em meio às tensões com o rompimento do teto de gastos pelo governo que terá início em 2023.
A PEC de Transição, também conhecida como PEC da Gastança, deve elevar em R$ 175 bilhões os gastos sociais. Além disso, o mercado ainda aguarda Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito, definir os nomes que devem compor a equipe econômica do novo governo.
Queda do otimismo na bolsa
Um levantamento realizado pela Empiricus com 44 gestoras de recursos revelou que o otimismo do mercado financeiro diminuiu em setembro. Foi a primeira piora no grau de sentimento médio dos gestores de fundos multimercados depois de três meses consecutivos de melhora.
Na pesquisa, os gestores foram questionados se estavam muito otimistas, otimistas, neutros, pessimistas ou muito pessimistas com a bolsa do Brasil. As repostam mostraram que o nível de otimismo médio caiu, em comparação a outubro, considerando as dúvidas em relação ao andamento da economia e à interferência do governo Lula nas estatais, que compõem a maior fatia do Ibovespa.
De acordo com o estudo, houve deterioração nos indicadores que medem as expectativas do mercado para o crescimento da economia, a inflação e as contas do governo. A redução ocorreu especialmente em relação aos gastos públicos, apontando para uma maior apreensão quanto à indefinição da equipe econômica e à responsabilidade fiscal do governo Lula.
No Brasil, a merdas vão acontecendo em sequência, mesmo sendo anunciadas previamente. E fica tudo por isso mesmo
Os empresários sérios vão fazer o L de liquidados?
A quadrilha ainda não chegou ao Palácio e o país já está desmoronando.
Os Imbecis continuam crendo que o mentiroso contumaz, Lula, é um grande alguma coisa para algo nenhum.