As principais bolsas da Europa abriram nesta segunda-feira, 28, com quedas expressivas das ações dos bancos. Entre os temores, estão a disparada de preços da energia e o aumento da inflação.
Nos primeiros minutos de sessão, Frankfurt perdia 2%; Paris, 1,9%; Londres, 1%; e Madri, 1,2%. O índice europeu de referência Eurostoxx 50 recuava 2,2%.
“As sanções aumentam o risco de insolvência dos grandes bancos russos”, disse Ipek Ozkardeskaia, analista da Swissquote, à agência de notícias France-Presse. Segundo a União Europeia, quase 70% do setor bancário russo foi afetado pelas medidas.
As ações de vários bancos europeus também foram impactadas, especialmente pela decisão de excluir vários estabelecimentos bancários russos da plataforma Swift, crucial para as finanças internacionais.
As medidas afetaram as ações dos franceses BNP Paribas (-8,5%) e Société Générale (-9,7%), dos alemães Commerzbank (-7%) e Deutsche Bank (-7%), assim como do italiano Unicredit (-6,8%).
Reino Unido anuncia novas sanções
O governo britânico anunciou hoje novas sanções que visam a impor “consequências severas ao presidente Vladimir Putin e à economia russa”.
As novas medidas, coordenadas com os EUA e a União Europeia, miram o Banco Central da Rússia, impedindo que a instituição aplique suas reservas estrangeiras para diminuir o impacto das sanções já impostas, além de minar a capacidade de se envolver em transações de câmbio para apoiar o rublo.
As restrições envolvem ainda outras instituições financeiras do país e incluem medidas para evitar que empresas russas atuem no mercado britânico.
Também determinam uma proibição contra a exportação de uma variedade de equipamentos e componentes técnicos de ponta e críticos em setores como eletrônicos, telecomunicações e aeroespacial.
Essa mexida nos bancos russos me lembra daquela expressão: “É uma faca de dois legumes”, dita por um dirigente de um time de futebol que não mais lembro quem foi. Querem fazer uma queda de braço, que façam então. Eu só lembro o seguinte: Quem vai ganhar essa parada é quem tiver mais gás. Tem gente por aí dizendo que a Rússia tem uma economia equivalente à do Brasil, eu não diria isso daí, quem já fez essa medição com certeza absoluta e aproveito para perguntar: Qual é o tamanho da economia da China? Alguém aí sabe? Eu não sei.