Na tarde desta terça-feira, foi realizado em São Paulo o almoço de lançamento do Caixa Pra Elas. Idealizado pela Caixa Econômica Federal, o programa tem como objetivo o combate à violência contra a mulher e a promoção da liberdade econômica e do empreendedorismo feminino.
Além de Daniela Marques, presidente da Caixa, e de Jair Bolsonaro, presidente da República, estavam presentes a primeira dama, Michele Bolsonaro, Lucianos Hang, Flávio Bolsonaro, Arthur Lira, presidente da Câmara, João Roma, ministro da Cidadania, Anderson Torres, ministro da Justiça, Marina Helena, candidata a deputada federal por São Paulo, Guilherme Afif Domingos, vice-governador paulista, entre outros políticos e empresários.
“Dizem que os liberais não têm coração, mas eles não só têm coração como querem que todos tenham oportunidade”, afirmou Daniela, no discurso de abertura. “Precisamos desenvolver o talento de cada um e fazer com que as mulheres sejam autossuficientes”.
Branca de Neve e Shrek
Depois de comparar Michele Bolsonaro à Branca de Neve, princesa da Disney, Daniela olhou para Bolsonaro e disse que ele seria o Shrek, o ogro, personagem de um desenho homônimo. “Mas o senhor tem o coração do tamanho do Brasil”, completou.
“Não tenho palavras para descrever o que significa para mim o senhor conceder tamanha oportunidade para tantas mulheres”, afirmou Daniela, ao lembrar que acaba de completar um mês à frente da Caixa. O próximo passo será abrir 250 espaços preparados para apoiar e acolher mulheres.
A violência em números
Entre os dados apresentados para justificar a iniciativa, números impressionantes: uma em cada quatro mulheres sofre violência doméstica no país. Mais da metade das que são economicamente ativas sofrem algum tipo de assédio no trabalho. E cerca de 60% sofreram violência sexual antes dos 12 anos. Beijos