Em setembro, o mercado de trabalho brasileiro registrou a abertura de quase 280 mil vagas de emprego com carteira assinada. O dado veio acima do esperado pelo mercado. Com isso, o saldo acumulado de contratações em 2022 ficou positivo em pouco mais de 2 milhões de postos.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira, 26, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Ao longo do mês de setembro, o país teve 1,9 milhão de admissões, contra 1,6 milhão de desligamentos.
Todos os cinco setores da economia brasileira registraram abertura líquida de vagas formais de emprego em setembro. O saldo foi puxado por serviços, com 122 mil contratações. Aparecem em seguida comércio (58 mil) e indústria (57 mil). Na construção civil, foram criados 31 mil postos de trabalho e na agropecuária 9,4 mil.
De acordo com o Caged, o nível do emprego formal subiu em todos os Estados em setembro. O estoque de trabalhadores com carteira assinada atingiu resultado recorde de 42,8 milhões.
A boa nova confirma as previsões do Ministério da Economia segundo as quais o Brasil está conseguindo se recuperar em ritmo acelerado, diferentemente de outros países.
Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 116 da Revista Oeste
A despiora continua morro acima!!!