O Brasil terá duas novas companhias que já começarão a operar no país em 2025: a Avion Express Brasil e a Total Linhas Aéreas, relata o portal ig. Ambas receberam recentemente autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e se preparam para iniciar operações comerciais nos aeroportos brasileiros.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A Avion Express Brasil, subsidiária do grupo irlandês Avia Solutions, obteve o Certificado de Operador Aéreo da Anac em 28 de fevereiro de 2025. Com essa certificação, a companhia iniciará suas operações comerciais no primeiro trimestre de 2025, com aeronaves Airbus A320. A previsão é de que a frota alcance dez aeronaves até o fim do ano e 25 até 2028, atendendo à crescente demanda no mercado nacional.
Leia mais: “Saiba por que a Avion Express recebeu autorização da Anac para operar no Brasil”
Ao ingressar no mercado brasileiro, a Avion Express Brasil se ornou a primeira do país dedicada ao modelo Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance.
Por esse modelo de negócio, a empresa oferece aeronaves, tripulação, manutenção e seguros para um operador aéreo contratante. Este cuida da venda de passagens e arca com custos extras, como combustível, taxas aeroportuárias e tarifas de navegação.
Companhia Total Linhas Aéreas volta a transportar passageiros

A Total Linhas Aéreas anunciou a retomada das operações de transporte de passageiros. A companhia reservou matrículas para três novas aeronaves Embraer E195-E1, reforçando sua frota para atender ao mercado de passageiros.
Além disso, a Total Linhas Aéreas está em negociações para adquirir até quatro aeronaves C919 junto à chinesa Comac, com o objetivo de diversificar sua frota e expandir operações.
Leia mais: “Avion Express recebe autorização para operar no país”
Desde o mês de dezembro de 2007, a Total Linhas Aéreas vinha transferindo seus voos de passageiros da chamada para a empresa Trip. Ficava somente com os voos de carga e alguns voos de passageiros da Petrobras.