Além disso, parte da safra de 2021 já está comercializada mesmo antes de ser plantada
Apesar de o Brasil ter sido acometido pelo vírus chinês, o agronegócio conta com boas notícias. Nesta terça-feira, 4, divulgou-se a informação de que a venda de soja está prestes a igualar os números registrados no decorrer de todo o ano de 2019. Foram até agora mais de 70 mil toneladas exportadas.
Leia mais: “Agronegócio brasileiro precisa ‘reforçar comunicação’, diz executivo”
Além de se aproximar de igualar o consolidado do ano passado antes mesmo do início do último quadrimestre de 2020, a produção de grãos tem o que comemorar em 2021. Isso porque há venda de soja garantida para o próximo período. De acordo com o programa CBN Brasil, da rádio CBN, 50% da safra do ano que vem já está comercializada — antes mesmo de ir ao plantio.
Exportação de soja
A informação sobre a comercialização de grãos vai ao encontro dos dados divulgados ontem pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. De acordo com o órgão, somente a exportação de soja cresceu 39%, pois fechou o mês passado com 10,37 milhões de toneladas indo para fora do país. No mesmo período de 2019, a quantidade de toneladas ficou em 7,44 milhões.