A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mais que dobrou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. A estimativa atual está em 3,1%, ante 1,4% da expectativa anterior, de julho. Os dados fazem parte do Informe Conjuntural do terceiro trimestre, divulgado nesta terça-feira, 11.
A projeção da CNI se assemelha à do ministro da Economia, Paulo Guedes. Em setembro, durante evento organizado pela Associação Comercial e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Guedes disse que o PIB brasileiro podia crescer 3% até o fim de 2022.
A revisão positiva ocorre devido às mudanças de cenário no primeiro semestre. Houve normalização parcial das cadeias globais de suprimentos, aumento de gastos com programas sociais e queda da inflação.
Também hoje, o Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou seu relatório de monitoramento da economia global e elevou a expectativa de crescimento para o PIB do Brasil em 2022.
Para o FMI, a projeção para o PIB deste ano é de 2,8%, aumento de 1,1 ponto porcentual em relação à edição anterior, de julho. Em 2023, o FMI projeta para o Brasil crescimento de 1%, diminuição de 0,1 ponto contra a projeção anterior.
Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem publicada na Edição 116 da Revista Oeste
O futuro do Brasil ta na mão dos indecisos, dos nordestinos e dos mineiros. Com 22 em 5 anos viramos uma das maiores potencias mundiais e com o 13 em 5 anos viraremos uma argentina em decadencia, com alta inflação e insegurança total. 10 anos seremos a venezuela.
Tarcísio de Freitas lidera disputa pelo segundo turno ao Governo de São Paulo, aponta Paraná Pesquisas. Candidato do Republicanos tem 50,4% das intenções de voto, contra 38,4% para o petista. Votos brancos e nulos somam 5,9%: https://noticias.r7.com/eleicoes-2022/tarcisio-de-freitas-lidera-disputa-pelo-segundo-turno-ao-governo-de-sao-paulo-aponta-parana-pesquisas-07102022?amp