A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) registra queda de 0,1% no volume de vendas do setor varejista em fevereiro, mostrando a desaceleração desse ramo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta terça-feira, 25.
“Podemos fazer uma leitura dos resultados por consequência de um período de Black Friday e Natal ruins, que resultaram em uma recuperação em janeiro e uma sustentação desse patamar em fevereiro”, afirma Cristiano Santos, gerente da pesquisa. “Além disso, um cenário de inflação estável em alguns setores importantes para a nossa pesquisa, como a alimentação em domicílio, que impacta a atividade de hipermercados e supermercados, também ajuda a entender os resultados observados em fevereiro.”
A queda teve o impulso de seis das oito atividades que fazem parte do comércio varejista. O destaque ficou para o grupo de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%). Esse segmento representa mais de 40% do peso mensal da pesquisa. Tecidos, vestuários e calçados (-6,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10,4%) também se destacaram negativamente.
Além disso, a PMC mostrou que as vendas do comércio varejista caíram em 14 das 27 unidades da Federação, em fevereiro. Em nota, o IBGE destaca os resultados negativos da Paraíba (-11,5%), do Espírito Santo (-5,2%) e do Piauí (-1,9%).
Mais de 6% no comércio de vestuário é sinal de demissão à frente
Petezada, em “homenagem” ao desgoverno PeTralha, façam o “L” !!!