A confirmação do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) no futuro Ministério da Fazenda fez o dólar disparar nesta sexta-feira, 9. Às 11h15, a moeda comercial à vista subia 0,92%, cotado a R$ 5,26. Lula anunciou o nome de Haddad nesta manhã, na sede do governo de transição em Brasília.
Na quinta-feira 8, o dólar fechou o pregão com leve alta de 0,21%, cotado a R$ 5,21. O Ibovespa terminou a sessão com queda de 1,67%, aos 107.249 pontos. Trata-se da menor pontuação para um fechamento do principal índice da Bolsa de Valores desde o início de agosto.
Além de Haddad, Lula informou os seguintes nomes para a nova gestão:
- Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT-SP), ex-prefeito de São Paulo;
- Casa Civil: Rui Costa (PSB-BA), governador da Bahia;
- Ministério da Defesa: José Múcio, ex-ministro do Tribunal de Contas da União;
- Ministério da Justiça: Flávio Dino (PSB-MA), senador eleito do Maranhão;
- Ministério das Relações Exteriores: Flávio Vieira, embaixador.
Durante o pronunciamento, Lula informou que, depois do jogo entre Brasil e Croácia, vai se reunir com Múcio e alguns militares para a definição dos futuros comandantes das Forças Armadas.
Interpelado por jornalistas sobre a “representatividade” do novo governo, visto que as primeiro cinco indicações dizem respeito a “homens brancos”, Lula afirmou que mulheres, negros e indígenas vão “rechear a nova gestão”. O petista, contudo, não deu pistas de quem serão os próximos titulares.