A consulta à restituição do segundo lote do Imposto de Renda (IR) deste ano está disponível desde a manhã desta sexta-feira, 23. A Receita Federal anunciou a liberação à pesquisa por parte dos contribuintes brasileiros.
O segundo lote do IR deste ano será pago em 30 de junho. De acordo com a Receita Federal, esse bloco vai atender 5,1 milhões de pagadores de impostos do país, que receberão o crédito diretamente em suas contas bancárias (que foram informadas no momento da declaração). Nesta série, o valor da restituição será de R$ 7,5 bilhões.
Leia mais:
Para o pagamento do segundo lote de restituição do IR, a Receita Federal informa que, assim como no primeiro, vai priorizar grupos específicos de contribuintes. Assim, os beneficiados com pagamento desta vez serão:
- 130.088 idosos acima de 80 anos;
- 978.397 pessoas de 60 a 79 anos;
- 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 468.889 cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério (ou seja, professores); e
- 3.490.513 contribuintes que utilizaram o serviço de declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Como fazer a consulta à restituição do Imposto de Renda
A consulta à restituição do Imposto de Renda se dá por meio do site oficial da Receita Federal. Para realizar a pesquisa, basta seguir as seguintes etapas:
- Acessar a página restituicao.receita.fazenda.gov.br;
- Informar o número do CPF do contribuinte;
- Citar a data de nascimento do contribuinte em questão, no formato DD/MM/AAAA (07/10/1989, por exemplo);
- Selecionar “2023” no campo “Exercício”;
- Marcar a opção “sou humano”; e
- Clicar em “Consultar” (que está marcado em botão azul na tela do computador ou do aparelho celular).
Com esses passos, haverá redirecionamento para uma outra página, na qual haverá informações sobre a restituição. Dessa forma, o pagador de impostos saberá se vai ou não estar neste segundo lote.
Em caso positivo, a Receita vai informar o valor e qual conta bancária vai receber o dinheiro. Em caso negativo, o contribuinte vai visualizar a seguinte mensagem: “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação…”.
No caso na consulta feita pela reportagem de Oeste, a informação foi de que a declaração está “processada — em fila de restituição”.
Leia também: “Mais impostos à vista”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 170 da Revista Oeste