O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira, 1º, manter a Selic, a taxa básica de juros, em 13,75% ao ano. Essa foi a primeira reunião do Copom em 2023.
Para o BC, a manutenção do valor da Selic vem na esteira das pressões inflacionárias decorrentes da desaceleração do crescimento no ambiente interno e externo. O Comitê julga também que a incerteza em torno das suas premissas e projeções, atualmente, é maior do que a usual.
Para definir o nível dos juros, o Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.
Taxa de juros dos Estados Unidos
O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) elevou, nesta quarta-feira, suas taxas básicas de juros em 0,25 ponto porcentual, alcançando a faixa de 4,75%. Esse é o oitavo aumento consecutivo. Segundo o conselho do Fed, a previsão é de novas altas no futuro. A “antecipação” dos aumentos futuros serve de ferramenta para a manutenção da inflação em 2% ao ano.
Jerome Powell, presidente do Fed, descartou um eventual corte dos juros neste ano.