A Cosan, gigante da área de açúcar e álcool, surpreendeu o mercado ao anunciar a compra de 4,9% das ações da fabricante de minério de ferro Vale, uma das empresas mais valiosas da bolsa brasileira. A companhia do empresário Rubens Ometto se torna com essa aquisição de ações uma das maiores acionistas da Vale. A Previ, fundo dos funcionários do Banco do Brasil, é atualmente a maior acionista da mineradora, seguida do conglomerado japonês Mitsui e, em terceiro, da BlackRock, uma das maiores gestoras de investimentos do mundo — que deve perder o posto para a Cosan. O plano da empresa de Ometto é atingir uma fatia de 6,5% da Vale, mas esse montante precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômico, o Cade. Se o Cade aprovar, a Cosan vai alcançar uma posição de mais de R$ 23 bilhões na Vale.
Rubens Ometto e a chefia da empresa buscam diversificar os negócios da Cosan. O presidente da companhia, Luís Henrique Guimarães, disse que quer entrar em setores em que o Brasil tem claras vantagens competitivas. “Temos grande admiração e respeito pela Vale, que é exatamente o tipo de empresa na qual buscamos investir: um ativo global único atuante em um setor fundamental para o Brasil e estratégico para a transição energética do mundo”, afirma Guimarães.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
Tirando um pouco do espaço da Black Rock, já está bom demais…