A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) aumentou a previsão da demanda mundial de petróleo neste ano em 170 mil barris por dia, elevando o consumo total para 5,5 milhões de barris diariamente.
A IEA também ampliou a estimativa de consumo da commodity em 2022, em 210 mil barris por dia, para 3,3 milhões de barris diários. A demanda pelo combustível no ano que vem deve exceder os níveis pré-pandemia.
Com isso, a produção global do insumo deve crescer 2,7 milhões de barris por dia neste ano, com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados respondendo por mais de 50% do volume.
Leia mais: “Câmara aprova mudanças no ICMS; preço da gasolina pode cair em 8%”
A agência internacional informou em sua perspectiva anual de energia mundial que a recuperação econômica da pandemia levou a um aumento no uso de carvão e petróleo, bem como a um salto nas emissões de dióxido de carbono.
Separadamente, a IEA alertou que o mundo não está no caminho para cumprir as metas ambientais e que novos investimentos em energia limpa são necessários.
Leia também: “‘Não seria o caso de privatizar a Petrobras?’, questiona Lira”
Os números da reportagem estão bastante errados. A demanda por petróleo pré-COVID era aproximadamente 100 milhões de barris por dia. Sugiro que revejam os números. Sds…