O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira, 16, que vai fechar seu escritório no Brasil, que fica em Brasília. De acordo com a instituição, o fechamento ocorrerá até o fim de junho de 2022, quando termina o prazo atual da representação.
A decisão do FMI foi anunciada no dia seguinte às declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que ironizou as projeções do órgão sobre o desempenho econômico do país.
“Vieram aqui para prever uma queda do PIB de 9,7% e que a Inglaterra iria cair 4%. Nós caímos 4%, e a Inglaterra caiu 9,7%”, disse Guedes. “Estou achando melhor eles fazerem previsão em outro lugar”, completou.
O ministro também afirmou que chegou a assinar, na semana passada, a dispensa da missão do FMI no Brasil, mas ponderou que o fundo pode manter seu escritório no país.
“Eu tinha assinado isso antes da crítica. Em junho do ano que vem, fecha a missão”, disse. “Já há muitos anos que eles não precisavam estar aqui. Ficaram porque gostam de feijoada, futebol, conversa boa, e de vez em quando criticar um pouco e fazer previsão errada.”
Em nota, o FMI afirma esperar a manutenção das relações com o governo brasileiro.
“Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do fundo com as autoridades brasileiras continue, na medida em que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e configurações institucionais”, diz o comunicado.
Exclusivo: Paulo Guedes abre o jogo com Oeste; leia a entrevista completa
Essa gente não podia antecipar a saída e devolver nosso dinheiro empatado lá?
Nem sabia que esse FMI tinha escritório aqui. Aposto qyd as despesas com feijoadas são pagas pelo governo brasileiro.
O Brasil demorou para descobrir o Paulo Guedes. Ele tem um estilo parecido com o do Bolsonaro, só que mais técnico. Foi uma excelente escolha.
Depois que dois Homens ( Donald Trump / Bolsonaro ) tiveram coragem de mostrar ao mundo que essas instituições internacionais estavam aparelhadas por comunistas tudo esta ficando mais claro a todos….OMS, FMI, ONU…..viraram escritórios de faz de conta…..
Guedes sempre certo.
O que o FMI tem feito na Argentina?
Ficam aqui pra fazer festinha e comer feijoada?
Previsão pessimista serve pra afundar governo conservador, os comunas não perdem a vergonha de achar que o povo é idiota.
Já vai TARDE! Banquinho de fomento à miséria, que vive às custas dos países pobres e suas dívidas impagáveis.
Paulo Guedes, você tem meu respeito a admiração tanto pela pessoas que é quanto como profissional. Continue dando porradas nesses imperialistas e comunistas!!
Parabens!
Vcs sabiam que para pagar o FMI o ladrão nove-dedos fez o Brasil pegar empréstimos a juros mto mais altos que os então contratados??? A basófia política com o dinheiro dos pobres.
Nem sabia que o FMI tinha escritório aqui. Na verdade o que fizeram nesse interim que estiveram? O esclarecimento do ministro Guedes não foi afronta. Foi apresentação de dados.
Desde os meus tenros anos de esquerda, que a gente pichava os muros de madrugada com ” Fora FMI”. Agora que me encontrei na direita, os comunas ( imprensa, mídia, pt, etc) vem defender o FMI????
Não é o seu caso, só esclarecendo.
Parabéns ao ministro Paulo Guedes pela excelente gestão no ministério da Economia, sempre dando lições e ensinando os burocratas de gabinete como se administra um País, inclusive aos “INVEJOSOS E INCOMPETENTES EX-MINISTROS DA ECONOMIA” que estavam mais preocupados em ganhar dinheiro e beneficiar seus patrões.
Vai para a Argentina, lá tem presidente!! KKKKKKKKKK