Comparando com setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56% em outubro, depois de três meses seguidos de deflação no Brasil.
Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA está entre os principais indicadores para mensurar a variação de preços ao consumidor no Brasil. O órgão divulgou os dados de outubro nesta quinta-feira, 10.
As quedas nos meses anteriores foram de -0,29% (setembro), -0,36% (agosto) e -0,68% (julho). No acumulado de 2022, o índice soma alta de 4,7%. Ou seja: um resultado ameno que o registrado entre janeiro e setembro do ano anterior: 8,24%.
No acumulado de 12 meses, a inflação de outubro ficou em praticamente 6,5%. Um ano antes, o número estava próximo de 11%.
O setor de vestuário lidera o aumento com 1,22%, na variação mensal, e quase 15%, no acumulado do ano. Além disso, alimentação e vestuário estão entre os itens que mais subiram de preços no Brasil: 0,72%, mensal, e 10,32%, de janeiro a outubro.
“Há um claro contraste, porque alimentação e transportes, os dois grupos de maior peso, tiveram variação negativa em setembro e altas em outubro”, explica Pedro Kislanov, gerente da pesquisa de preços realizada pelo IBGE no Brasil. Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta no mês. Apenas um teve queda: comunicação (-0,48%).
Os PTralhas estão chegando!
Efeito molusco.
ENFIM, COM O FUTURO GOVERNO DA COMPANHEIRADA, TODOS OS SEGMENTOS DA ECONOMIA ESTÃO REMARCANDO SEUS PREÇOS, OU SEJA, FAZER UMA RESERVA PARA O QUE VEM PELA FRENTE! ISSO É LAMENTÁVEL; CONTUDO FAZER O QUÊ?
Ta vendo porque o sr. perdeu a eleicao Bolsonaro? Inflacao da alimentacao acima de 10% nos ultimos 12 meses, mais a injusta reforma da previdencia.
Tchau Paulo Guedes, posto ipiranga de araque.
Be cool Victor G. L. Ot@ri0, faz o L, espere pela picanha e cerveja que seu painho voltou.
Pêsames
Efeito Luladrao!
Faz um L !!!
Brasil acima de tudo e Deus acima de todos
Tem que anexar o pixuleco nos preços…kkkkk
Reflexos, meu filho, reflexos. A tendência agora é só subir, subir, subir… como era antes. Os saudosistas agradecem.
Relaxa Paulo, pelo menos com picanha e cerveja ninguém vai se preocupar, e tome polca.