O Banco Central (BC) abriu nesta segunda-feira, 28, um novo cronograma de pagamento do “dinheiro esquecido” em bancos e instituições financeiras, que está sendo liberado por meio do Sistema Valores a Receber.
Com o novo calendário, o pagamento vai até 16 de abril. A liberação do dinheiro esquecido continuará a ser feita conforme a data de aniversário do cidadão ou de abertura da empresa, mas, a partir de agora, haverá um dia inteiro para ter acesso ao dinheiro. Antes, era apenas um horário específico em dia agendado pelo Banco Central.
Nos sábados de abril — dias 2, 9 e 16 —, o cidadão poderá fazer a repescagem, caso não tenha retirado os valores na data prevista para o seu ano ou ano de abertura de sua empresa.
Segundo o Banco Central, depois da conclusão desse novo ciclo de agendamentos, a partir de 17 de abril, haverá nova reformulação do sistema. O período de mudanças vai durar até o início de maio. A partir do dia 2, haverá a abertura de novas consultas.
Entre as mudanças que passarão a valer em maio, está o fim do agendamento de transferência do dinheiro. “O cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta”, informou o BC.
Nesta nova fase, é possível que quem já resgatou dinheiro anteriormente possa ter acesso a valores esquecidos em bancos por outros motivos. “Mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo”, afirmou o banco.