A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) anunciou, na quarta-feira 5, que finalizou um contrato de US$ 7 bilhões para fabricar a maior frota de jatos executivos da história da companhia. Trata-se de uma compra da Flexjet, líder no segmento de propriedade compartilhada de aviões de luxo.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Em comunicado, a divisão Embraer Executive Jets informou que a aquisição inclui um “pedido firme de 182 aeronaves”. A lista inclui os seguintes modelos:
- Praetor 600;
- Praetor 500; e
- Phenom 300E.
Além dos jatos, a Flexjet contratou um pacote de serviços e suportes para as aeronaves. Em 30 anos de existência, o movimento financeiro também é o mais significativo na história da empresa norte-americana.
“Estamos muito satisfeitos com o compromisso renovado da Flexjet com a Embraer por meio desse abrangente contrato de compra, que fortalece ainda mais nossa parceria estratégica de mais de 20 anos”, afirmou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Executive Jets.
“Estamos muito animados em poder continuar oferecendo aos clientes da Flexjet acesso aos nossos jatos Phenom, líderes de mercado, e aos jatos Praetor, os melhores de suas respectivas categorias”, concluiu o executivo.
Trata-se de uma parceria com mais de 20 anos de duração. Em 2003, a empresa Flight Options, que passou a integrar o grupo Flexjet em 2015, introduziu o modelo Legacy Executive na frota. De lá para cá, as empresas negociaram cerca de 150 aeronaves brasileiras.
Leia mais: “Avião da Embraer no Cazaquistão foi atingido por míssil russo, sugere relatório”
“Ao completarmos 30 anos de Flexjet, nos parece apropriado estender nosso relacionamento profícuo e de longo prazo com a Embraer com este pedido firme histórico”, afirmou o CEO da Flexjet, Michael Silvestro. “O Praetor 600 foi tão bem aceito na Europa que optamos por incluí-lo em nossa frota norte-americana em 2023, aumentando o portfólio de jatos Embraer nos dois continentes.”
A expansão da Embraer em várias frentes
A Embraer expande a produção de aeronaves para atender diversas frentes, como a aviação comercial, executiva e militar. Entre os segmentos, a divisão Embraer Executive Jets é uma iniciativa que conseguiu tração comercial no decorrer da últimas décadas.
Presente no mercado aeroespacial há mais de 55 anos, a empresa brasileira expandiu suas operações estratégicas para a esfera internacional. A cidade de Melbourne, na Flórida, por exemplo, abriga um dos centros de operações da companhia.
Parabéns. Qualidade traz sucesso. Não é fácil crescer nesses tempos tenebrosos.
Sucesso…!