Fala ocorre dias após o anúncio do fracasso da fusão no setor de aviação comercial do gigante brasileiro com a norte-americana Boeing
O presidente Jair Bolsonaro afirmou a jornalistas que a Embraer pode acabar sendo negociada com outra empresa. A declaração ocorreu em uma conversa com jornalistas na frente do Palácio da Alvorada, de acordo com o jornal Gazeta do Povo.
“Se o negócio [com a Boeing] realmente for desfeito, talvez se recomece uma nova negociação com outra empresa”, afirmou Bolsonaro.
Na última sexta-feira, 24, a fabricante norte-americana Boeing anunciou o encerramento das negociações de fusão com a fabricante brasileira. O negócio era estimado em US$ 4,2 bilhões. A Embraer divulgou que vai processar a Boeing por não agir de forma correta na negociação.
A maior fabricante mundial de aviões sofre com uma séria crise em razão dos graves defeitos encontrados em seus aviões 737 Max, a geração mais recente do avião de passageiros mais popular do mundo, que ocasionaram dois acidentes trágicos.
Os aviões daquele modelo estão proibidos de voar desde o início do ano passado, até que a empresa conserte os defeitos encontrados. Isso causou um prejuízo bilionário para a Boeing. A situação foi agravada com a crise causada pelo coronavírus, que afeta com força o setor aeronáutico.
Atiçou minha curiosidade sobre qual outra empresa seria, fora a Boeing, já que a Airbus que não é, por ser a principal concorrente.